marketing de guerrilha

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
MARKETING DE GUERRILHA
No mercado atual, as empresas lutam por espaço na mente dos clientes. A fragmentação de mercado faz com que cada vez mais um produto tenha que se diferenciar do concorrente, mesmo atuando no mesmo segmento de mercado e com características semelhantes. Neste cenário, o marketing de guerrilha aparece como solução para um posicionamento efetivo das marcas. O termo éderivado das estratégias bélicas tomadas por exércitos mais fracos para acabar com o oponente. Guerrilha em espanhol guerrilla quer dizer “pequena guerra”, cuja principal estratégia é a ocultação e remota mobilidade dos combatentes, denominados de guerrilheiros. Com agilidade, conhecimento do território e ajuda da população, os pequenos grupos de guerrilheiros, assim como os vietnamitas que lutaramcontra os Estados Unidos, conseguem alcançar a vitória.
“A guerrilha, cujas táticas são usadas, em geral, por uma parte mais fraca contra uma mais forte, busca a vitória por meio da infiltração discreta de seus militantes no meio dos inimigos, conseguindo simpatizantes para sua causa e informações estratégicas sobre seus segredos e ações táticas, para, assim, neutralizá-los.” (DANTAS, 2009)
Assimcomo os guerrilheiros, que aparentemente estavam em desvantagem, as pequenas empresas desenvolvem estratégias para alcançar seu lugar no mercado. Baseando-se de criatividade e inovação, essas empresas se utilizam das estratégias de marketing de guerrilha para conquistar seus clientes.
“A diferença primordial entre o marketing de guerrilha e o marketing tradicional talvez resida especificamente nacomunicação, já que se vale de formas “inusitadas” de comunicação de marketing para posicionar produtos, serviços e marcas. A propaganda de guerrilha é justamente uma forma “inusitada” da comunicação” (DANTAS, 2009)
Ao fazer uso de estratégias inusitadas, a marca chama atenção do consumidor em meio a tantas outras marcas disponíveis no mercado. Estas ações oferecem um custo menor do que asconvencionais, além de causar impacto na mente do consumidor. “A função de uma boa ação de guerrilha é exatamente desbaratar o congestionamento do mercado, onde milhares de produtos gritam por atenção, e posicionar a marca ali, na rua, lado a lado com o consumidor” (DANTAS, 2009).
O marketing de Guerrilha veio para sacudir os consumidores cada vez mais dispersos, quebrando paradigmas e inovando nasações. “São maneiras não convencionais para executar atividades de marketing” (LEVINSON, 1982). Nesse contexto, é a maneira mais criativa de chamar a atenção do consumidor, de forma a não parecer uma propaganda explicita, é deixá-lo intrigado com tal ação, geralmente essas propagandas são elaboradas nas ruas, sem muito investimento financeiro, porém com alto poder impactante sobre as pessoas, esse éo grande diferencial deste tipo de marketing.
Esse tipo de marketing surgiu na década de 70 pela necessidade de novas técnicas publicitárias causadas pela diminuição da eficácia das propagandas atuais. Entretanto, foi nos anos 80 em que ocorreu o ápice do marketing de guerrilha devido à publicação do livro de Jay Conrad Levinson, onde afirma que é possível possibilitar e desenvolver campanhascriativas e inovadoras com pequenos investimentos nas organizações. Isso é possível ser feito de diversas formas como intervenções nas ruas, exposição em lugares inusitados, em muitas vezes nem percebemos que estamos sofrendo influencia de algumas delas. Foi logo depois desse momento histórico que o Marketing de Guerrilha ganhou e vem ganhando espaço como estratégia de propaganda.
A primeira açãode Marketing de Guerrilha foi registrada no ano de 1929 com Edward Louis Bernays, um respeitado relações públicas, onde passou a informação para a imprensa de que iria ter uma manifestação feminista onde iriam acender a tocha de liberdade. Os jornalistas ficaram todos curiosos com essa tal manifestação e quando chegaram ao local se depararam com as feministas, todas modelos contratadas, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing guerrilha
  • Marketing de guerrilha
  • marketing de guerrilha
  • Marketing de Guerrilha
  • Marketing de guerrilha
  • Marketing de Guerrilha
  • Marketing de guerrilha
  • Marketing De Guerrilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!