MARKETING DE GUERRILHA

Páginas: 10 (2451 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
RESUMO



O marketing de guerrilha foi criado pelo publicitário norte-americano Jay Conrad Levinson em 1982, no livro “Marketing de Guerrilla”. A proposta de Jay era subsidiar pequenos empreendedores com técnicas de marketing, até então, pouco convencionais. A palavra guerrilha nasceu durante a guerra de independência espanhola, em 1808, onde a resistência daquele país, baseadaem combates de unidades irregulares comandadas por lideranças populares, enfrentou as tropas de Napoleão(Cavalcante,2003). Levinson (1989a,p.9) define Marketing de guerrilha como “um método que utiliza as mais recentes estratégias de guerrilha no campo de marketing, para planejar, lançar e manter a maior ofensiva mercadológica possível”. As “armas” são baseadas na criatividade e na inovação, paracombater o que ele chamava de “exércitos convencionais”, referindo-se às grandes empresas. Para Levinson (1989a, p.9), o principal objetivo transformar clientes potenciais em consumidores reais, e investimentos de marketing em lucro.


Palavra chave: estratégia, criatividade e inovação.












1

ABSTRACT




Guerrilla marketing was created by U.S.advertising Jay Conrad Levinson in 1982 , the book " Guerrilla Marketing " . The proposed Jay was subsidizing small entrepreneurs with marketing techniques hitherto unconventional . The word guerrilla was born during the Spanish war of independence, in 1808 , where the resistance of that country , based on fighting irregular units commanded by popular leaders , faced Napoleon's troops (Cavalcante , 2003) . Levinson (1989, p.9 ) defines guerrilla marketing as " a method that uses the latest strategies in the field of guerrilla marketing to plan , launch and maintain the highest possible marketing offensive " . The " weapons " are based on creativity and innovation , to combat what he called " conventional armies " , referring to large companies . For Levinson (1989, p.9 ) , the mainobjective to transform potential customers into actual customers , and marketing investments into profit .


Keyword : strategy , creativity and innovation.












2

INTRODUÇÃO

Guerrilla marketing é um termo norte-americano, criado por Jay Conrad Levinson, considerado o “pai do marketing de guerrilha”. Traduzido para a língua portuguesa como marketing de guerrilha,surge na década de 70, em um contexto no qual a publicidade causava a desconfiança do consumidor em relação à oferta dos produtos. O termo guerrilha teve origem na Guerra do Vietnã (1959-1975), o qual colocou os vietnamitas reconhecidos por serem os estrategistas da guerra, pelo uso de instrumentos de defesa inferiores aos dos Estados Unidos. É uma estratégia composta de diversas ferramentas quepermitem ter os seus dispositivos reconfigurados no tempo e espaço, de acordo com a realidade, os recursos e as intenções do anunciante.
Em geral, táticas de guerrilha são usadas por uma parte mais fraca contra uma mais forte. Se por um lado os guerrilheiros muitas vezes carecem de equipamento e treinamento militar adequados, por outro contam com a ajuda de populações que os defendem e comataques-surpresa ao inimigo, sem necessidade de manter uma linha de frente. O conhecimento do terreno de combate também é uma arma bastante usada na guerra de guerrilhas.
É, portanto, uma estratégia que utiliza meios e ações inusitados a fim de alcançar o resultado almejado. Levinson (2010) descreve o marketing de guerrilha como uma estratégia capaz de “atingir as metas convencionais, taiscomo lucros e alegria, com métodos não convencionais, como investir energia em vez de dinheiro.” (LEVINSON, 2010, tradução nossa). Ao adaptar os conceitos e práticas da guerrilha bélica para os negócios, Levinson (2010) demonstra que pequenas empresas podem adotar táticas alternativas de marketing para sobreviver nos mercados atuais, cada vez mais competitivos. O marketing de guerrilha nasceu,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing guerrilha
  • marketing de guerrilha
  • Marketing de guerrilha
  • marketing de guerrilha
  • Marketing de Guerrilha
  • Marketing de guerrilha
  • Marketing de Guerrilha
  • Marketing de guerrilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!