lllllll

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
PROMOVER O BEM DE TODOS, SEM PRECONCEITO


Valquiria Damasceno

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVE:

INTRODUÇÃO:


Comportamento social em relação ao preconceito


O preconceito dentro de uma sociedade começa a partir do momento em que uma pessoa ou um grupo delas é descriminado por conta da cor da pele, origem, raça, sexo, idade, como previsto no Art. 3º da Constituição Federal Brasileira.Isso ocorre porque vivemos em um meio social a qual se baseia em estereótipos, ou seja, é baseada na generalização de certos comportamentos e características vindas de certas pessoas.
O preconceito e a descriminação vêm crescendo muito dentro do nosso campo social. O que já devia ter sido extinto da nossa sociedade, tem se tornado mais e mais comum nos dias de hoje, muitas vezes deixando o queestá previsto na Constituição Federal de lado e ferindo a dignidade e a moral do próximo.
Muitas vezes, determinado grupo de pessoas, não conseguem aceitar outras por conta das diferenças que elas possuem. Isso acontece por conta de frustrações ou experiências vividas no decorrer do tempo. Como por exemplo, uma pessoa que se sente humilhada ou oprimida em determinada situação, quando não conseguese libertar desse sentimento de opressão ou humilhação, vai buscar descontar esse “rancor” em outra pessoa que por ventura, se encontra numa situação pior que a dela, causando assim o preconceito e a descriminação.
Outras vezes, essa atitude de preconceito vem de pessoas que se sentem melhores que as outras por causa da sua classe social, por conta do conhecimento mais elevado ou até mesmo dosexo ou cor da pele.
Como o autor Sidney Guerra em seu livro de Direitos humanos (Cap. V. 2. Mulher) afirma:

Ao longo dos anos as mulheres foram vitimas de abusos, atrocidades e violências diversas. Como dito em outra oportunidade, no passado a condição jurídica da mulher em varias partes do mundo era lamentável. Em determinados lugares a mulher chegou a ser vista como coisa e instrumento dedeleite masculino.

Diante disso, podemos dizer que nos dias atuais, as mulheres vêm conquistando lugares de destaque no meio social, principalmente se tratando do mercado de trabalho. Hoje, mulheres tem capacidade para mostrar que assim como os homens, tem potencial o suficiente para ocupar um cargo importante dentro de determinado local, porem, na maioria dos casos, o que ainda está em vigor éa visão de a autoridade ser do sexo masculino. Isto quer dizer que, mesmo quando a sociedade tende a mostrar que as mulheres não sofrem mais preconceito, sabemos que não passa de uma falsa perspectiva.
As mulheres sofrem preconceitos sim e continuam sendo vitimas de machismo, como, por exemplo, quando a mesma sofre “violência” moral ou até mesmo física, por conta das roupas que está vestindo,afirmando que por usar certos tipos de roupas, ela está se exibindo e com segundas intenções, dando liberdade para que os homens a vejam de outra forma, e algumas vezes até se sentir no direito de violenta-la.
Mudando um pouco o foco das mulheres, ao falar de preconceito, não podemos deixar de falar da questão racial. No art. 5º do CAPUT, está declarado o seguinte: “Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza…”. Ao analisar esta citação, posso chegar ao seguinte questionamento: Se a Constituição prega que todos são iguais perante a lei, sem distinção de natureza, porque ainda falamos de preconceito?
O fato é que ainda temos dificuldade quando se trata da inclusão social, o que consequentemente fere a ideia de igualdade entre os indivíduos.
Para Rafael Pedretti,o preconceito racial:

Antigamente, era comum verem-se negros africanos acompanhados de belas louras nórdicas ou de outras partes da Europa. Não existia o menor preconceito entre esses casais nem em relação a eles. Para os brasileiros, porém, era algo inédito e escandaloso; faziam-se piadas insinuando que o sucesso dos negros se devia ao fato de que eram muito bem dotados anatomicamente para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lllllll
  • lllllll
  • lllllll
  • lllllll
  • lllllll
  • lllllll
  • lllllll
  • lllllll

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!