Recursos Humanos

Páginas: 26 (6319 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

OBJETIVOS.................................................................................................................5DESENVOLVIMENTO.................................................................................................7
CONSIDERAÇOES FINAIS.......................................................................................24
REFERENCIAS.........................................................................................................26


1 INTRODUÇÃO
.A evolução da área de Recursos Humanos desde a era clássica e de fundamental importância para a de uma empresa, tanto comvistas à sobrevivência desta como para seu desenvolvimento, competitividade e perenidade.
A área de Recursos Humanos vem passando por um grande processo de transformação dentro das organizações, deixando de ser tratado apenas como departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação e progresso dentro da organização. A partir dessas mudanças, deixa-se para traz um método detrabalho mecanicista, onde ao empregado cabe apenas a obediência e a execução da tarefa, e ao chefe o controle centralizado, dando espaço para um cenário diferente onde em muitos casos os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores.
O processo de gestão de Recursos Humanos passou por fases de evolução desde a era clássica ate os dias de hoje.
A fase legal de 1930 a 1950 foicaracterizada pelo aparecimento da função de chefe de pessoal, profissional responsável por acompanhar a aplicação do que determinava a consolidação das leis do trabalho, na época criada recentemente;
A fase tecnicista de 1950 a 1965 deixou de ser uma área preocupada apenas com registros e controles para dar maior foco em atividades, como funções de treinamento, recrutamento e seleção, cargos esalários e outros benefícios.
Na fase administrativa de 1965 a 1985 além a nova função de tratar com assuntos relacionados ao sindicalismo, a área de Recursos Humanos e mais focada para os indivíduos, suas relações coletivas, os sindicatos e a sociedade.
Na fase estratégica 1985 a atual surgiu os primeiros programas de planejamento estratégico das organizações, dando inicio também aspreocupações de longo prazo entre o individuo e a empresa.
A fase do conhecimento e tratada como a evolução da fase estratégica tendo a sua essência tratada como a evolução da fase estratégica tendo sua essência baseada na inovação.
O contexto atual se caracteriza por mudanças aceleradas nos mercados, nas tecnologias e nas formas organizacionais e a capacidade de gerar e absorver inovações vêm sendoconsiderada, mais do que nunca, crucial para que um agente econômico se torne competitivo.





2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Os subsistemas de RH funcionam da seguinte forma:

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
PROVISÃO
Pesquisa de RH - tem o intuito de verificar constantemente como anda o mercado de trabalho, como os concorrentes estão tratando os seus próprios funcionários no que diz respeitoao salario, benefícios, ambiente de trabalho, qualidade de vida, clima organizacional e tudo aquilo que envolva as praticas do RH.
Recrutamento – Adotar estratégicas para captar externamente no mercado ou internamente dentro da empresa pessoas com o perfil exigido pela organização.
Seleção – Geralmente quando a empresa recruta pessoas para preencherem vagas de trabalho disponíveis, costumaaparecer uma quantidade significativa de candidatos, então o RH é o responsável por utilizar da melhor forma possível os recursos necessários para escolher dentre os candidatos o que mais se encaixa no perfil exigido pela empresa, entrevistas, dinâmicas de grupo, atividades teóricas e praticas são alguns exemplos que podem ser utilizados para selecionar o candidato mais adequado para a função....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recurso humano
  • Recursos humanos
  • recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!