Leitura de imagens no ensino da Arte

Páginas: 8 (1903 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2014
CAPÍTULO II
2. LEITURA DE IMAGENS DE ROBERT OTT


2.1. Leitura de imagens: conceitos (Conceituar a expressão leitura de imagem)


O conceito de leitura está, de certa forma, muito vinculado ás palavras. Portanto são necessários alguns questionamentos quanto a isso: como podemos entender as expressões “ler o mundo”, “ler as pessoas” ou “ler os gestos”? Esses e outros questionamentosrevelam que a leitura vai muito além da escrita (MARTINS, 1984, p. 7).
Uma definição importante sobre o tema proposto é a de “imagem”. Para SARDELICH (2006, p. 3) uma imagem é um signo que compreende vários códigos. Baseados nessa afirmação é possível estabelecer que a leitura de uma imagem é facilitada quando se tem fluência em decifrar os códigos.
Sandra Ramalho (apud PILLOTO, 2001) afirma que “tudoo que é perceptível é passível de leitura”. Neste contexto cabe ressaltar que ler é o ato de decodificar e compreender o que é expresso através de símbolos.
Portanto, a leitura de imagens consiste em saber desvelar o que está contido na obra, decodificar o que está presente na gramática visual e trazer os seus preceitos para a realidade. Para que esse processo seja possível é necessário que afunção cognitiva esteja associada a sensibilidade do leitor, pois “a arte nos ajuda a conhecer o que não podemos articular” (PILLOTO, 2001; BARBOSA, 1997, p. 90).
Preocupado com a dimensão do conceito de leitura no mundo pós-moderno, KELLNER (1995, p. 109) afirma que ler imagens criticamente se resume em aprender a apreciar, decodificar, analisar e perceber a obra, contextualizando e aplicando oresultado da leitura na vida do leitor, sem deixar de perceber a forma e época em que foram elaboradas.
Dentre os fatores que podem alterar permanentemente a forma como lemos uma imagem está a construção social do indivíduo. Nossa linguagem, pensamentos, experiências e comportamento são socialmente construídos, isso pode limitar a percepção do indivíduo quanto ao conteúdo exposto a ele. Essaafirmação feita por KELLNER (1995, p. 109), corrobora o elucidado por SARDELICH (2006, p. 3) que estabelece que os arte-educadores devem ensinar a leitura de imagens, ensinar a “ver e ler” os códigos que compõem visualmente as obras.


2.2. Estratégia de leitura de Robert Ott


Robert Ott é muito claro ao afirmar que o conhecimento em arte é primordial para compreensão cultural. Entender ecompreender as variações sofridas nos elementos visuais no decorrer da história através das obras e das imagens é uma experiência que enaltece o indivíduo como ser humano (PILLOTO, 2001).
No ano de 1988 o então professor universitário norte-americano, Robert Ott promoveu uma palestra no Museu de Arte Contemporânea da USP em São Paulo. Nesta ocasião, Ott difundiu no Brasil uma abordagem que visava oaproveitamento da imagem, sua leitura modo seriado, decifrando-a em sua totalidade. Esta estratégia foi chamada por ele de Image Watching que significa “Olhando Imagens” (SARDELICH, 2006, p. 5).
É interessante perceber que o tempo do verbo usado para nomear a estratégia de Ott está no “present continuous” que corresponde no português ao gerúndio. Isso porque a estratégia deixa claro que ler uma imagemé um processo sequenciado e contínuo (SARDELICH, 2006, p. 5).
O processo Image Watching é composto de 5 fases distintas, nomeadas da seguinte forma pelo próprio Ott: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando. As orientações do autor indicam que uma etapa deve preceder a essas 5, seria um estágio preparatório com o objetivo de sensibilizar o leitor. A essa preparaçãodenominou-se “Thought Watching”, que traduzida recebeu o nome de sensibilizando (SARDELICH, 2006, p. 5; OTT, 1997, p. 130).
O primeiro passo para o processo é a fase sensibilizando. Neste momento o “educador prepara o potencial de percepção e de fruição do educando”. Após a implementação dessa etapa espera-se que os estudantes estejam preparados para colocar em prática o sistema ou a crítica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da leitura de imagem no ensino de artes
  • A importancia da leitura de imagem no ensino de artes
  • A LEITURA DE IMAGEM COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Leitura de imagem
  • LEITURA DE IMAGEM COM A ARTE MARANHENSE
  • A imagem no ensino da arte
  • A imagem no ensino e aprendizagem de Arte
  • A imagem no ensino da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!