A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

3971 palavras 16 páginas
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

PATRÍCIA TOMAZ

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo conscientizar a quem possa interessar, sobretudo, aos professores, pais e responsáveis pela educação de nossas crianças, a importância dos jogos e brincadeiras como instrumento facilitador de aprendizagem no desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: brincadeiras, jogos, educação infantil.

INTRODUÇÃO A necessidade da conscientização sobre a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, através dos jogos, das brincadeiras e tantas outras atividades que envolvem a criatividade e a imaginação nos deixa intrigantes em conhecer melhor o assunto. Diante do competitivo mundo global do qual fazemos parte, onde se vê a necessidade de um indivíduo cada vez mais capacitado para obter sucesso em sua carreira profissional, torna-se imprescindível que as crianças tenham uma base sólida durante sua formação.
Sabemos que as crianças da atualidade não são como as de antigamente, os tempos mudaram e com ele a inovação e tecnologia da era digital tomou conta da nossa vida e porque não dizer da vida das nossas crianças. Há pouco tempo víamos muitas crianças brincando e correndo livres pelas ruas, jogando bola, pulando corda, peteca, entre várias outras brincadeiras coletivas, que, diga-se de passagem, nos tempos de hoje quase não se vê mais. Muitas dessas brincadeiras foram trocadas com o passar do tempo por vídeo games, jogos no computador, celulares com múltiplas funções, entre tantos outros “apetrechos” informatizados. A informatização que nos rodeia trouxe benefícios, porém, não podemos nos esquecer que as brincadeiras que outrora eram a preferência das crianças, continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento integral delas. Segundo importantes teóricos da área da educação, tais como Piaget e Vygotsky, a brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças e isso reflete na aprendizagem

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas