jogos e brincadeiras

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Nome: Alessandra Santos Soares-6° período-noite

O papel do brinquedo no desenvolvimento
O brinquedo não pode ser considerado como uma atividade prazerosa para as crianças porque existem muitas atividades que proporcionam mais prazer do que o brinquedo e porque existem jogos que não dão nenhum prazer à criança quando o resultado é desfavorável para a criança.
Não se pode ignorar que o brinquedopreenche uma necessidade da criança, acreditando que o seu desenvolvimento fosse apenas intelectual, pois se isso acontecer não se poderá entender que seu avanço está conectado com uma mudança acentuada nas motivações, tendências e incentivos. É importante também entender a maturação das necessidades, que mudam de acordo com o crescimento da criança.
A criança muito pequena quer satisfazer seusdesejos imediatamente e na idade pré-escolar surgem os desejos que não podem ser realizados de imediato e é aí que o brinquedo entra como um mundo ilusório onde os desejos não realizáveis podem ser realizados. A partir dessa perspectiva, torna-se claro que o prazer derivado do brinquedo na idade pré-escolar é controlado por motivações diferentes. Tampouco a presença de tais emoções generalizadas nobrinquedo significa que a própria criança entende as motivações que dão origem ao jogo.
Sabemos que o desenvolvimento do jogar com regras começa no fim da idade pré-escolar e desenvolve-se durante a idade escolar. Vários pesquisadores começaram seus estudos das primeiras atividades de brinquedo à luz do brinquedo baseado em regras que se desenvolve posteriormente, e concluíram que o brinquedoenvolvendo uma situação imaginária é, de fato, um brinquedo baseado em regras.
Portanto, a noção de que uma criança pode se comportar em uma situação imaginária sem regras é simplesmente incorreta. Se a criança está representando o papel de mãe, então ela obedece às regras de comportamento maternal. O desenvolvimento a partir de jogos em que há uma situação imaginária às claras e regras ocultas parajogos com regras às claras e uma situação imaginária oculta delineia a evolução do brinquedo das crianças.
Ação e significado no brinquedo
O comportamento de uma criança muito pequena é determinado, de maneira considerável - e o de um bebê, de maneira absoluta - pelas condições em que a atividade ocorre, como mostraram os experimentos de Lewin e outros. No brinquedo, no entanto, os objetosperdem sua força determinadora. A criança vê um objeto, mas age de maneira diferente em relação àquilo que ela vê. Assim, é alcançada uma condição em que a criança começa a agir independentemente daquilo que ela vê.
Na idade pré-escolar ocorre, pela primeira vez, uma divergência entre os campos do significado e da visão. No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias enão das coisas: um pedaço de madeira torna-se um boneco e um cabo de vassoura torna-se um cavalo. A ação regida por regras começa a ser determinada pelas ideias e não pelos objetos. Isso representa uma tamanha inversão da relação da criança com a situação concreta, real e imediata, que é difícil subestimar seu pleno significado. A criança não realiza toda esta transformação de uma só vez porque éextremamente difícil para ela separar o pensamento (o significado de uma palavra) dos objetos.
Essa razão simboliza a ideia de que toda a percepção humana é feita de percepções generalizadas e não isoladas. Para a criança, o objeto é dominante na razão objeto/significado e o significado subordina-se a ele. No momento crucial em que, por exemplo, um cabo de vassoura torna-se o pivô da separação dosignificado "cavalo" do cavalo real, essa razão se inverte e o significado passa a predominar, resultando na razão significado/objeto.
Para uma criança, entretanto, o palito de fósforo não pode ser um cavalo uma vez que não pode ser usado como tal, diferentemente de um cabo de vassoura; devido a essa falta de substituição livre, o brinquedo e não a simbolização, é a atividade da criança. Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos E Brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e Brincadeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!