Trabalho Pesquisa Bullying

Páginas: 12 (2950 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ULBRA GRAVATAÍ
PEDAGOGIA




GISLAINE CECI SANTOS MONTEIRO






PROJETO DE PESQUISA
BULLYING EM SALA DE AULA









GRAVATAÍ
2014


UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ULBRA GRAVATAÍ
PEDAGOGIA




GISLAINE CECI SANTOS MONTEIRO






PROJETO DE PESQUISA
BULLYING EM SALA DE AULA



Projeto de Pesquisarealizado para a disciplina de Processos Investigativos na Educação na Ulbra Gravataí no curso de Pedagogia sob orientação da Profa. Rejane Sittoni Schutz.






GRAVATAÍ
2014
SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA 3
2. PROBLEMA A SER INVESTIGADO 7
3. OBJETIVO GERAL 8
4. HIPÓTESES 8
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS HIPÓTESES 8
6. REFERENCIAL TEÓRICO 8
7. METODOLOGIA9
8. CRONOGRAMA 10
9. AVALIAÇÃO 11
10. ENSAIO DE ANÁLISE 11
11. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 11

1. JUSTIFICATIVA
Este trabalho teve como objetivo compreender os significados e as dificuldades nas escolas de alunos e docentes sobre o fenômeno Bullying, uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitasde maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato segundo revista (NOVA ESCOLA). O termo bullying surgiu na Noruega,na década de 80, O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicídas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Conforme a matéria da revista (NOVAESCOLA), embora a denominação seja recente, o fenômeno é mais antigo que a própria escola e se repete continuamente em todo o mundo. Não é restrito a uma instituição específica. Pode ocorrer em escolas de todo o tipo: primárias, secundárias, rurais, públicas ou privadas. Onde há uma criança ou um jovem sofrendo qualquer tipo de pressão psicológica,atitude agressiva intencional e repetida, sem motivação evidente, o fenômeno está presente e precisa ser tratado com a seriedade que merece.
Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying; verbal, físico e material, psicológico e moral, sexual, virtual, As vítimas; vítima típica, provocadora eagressora. Os agressores; ambos os sexos, possuem personalidade e traços de desrespeito e maldade, poder de liderança, força física e assédio psicológico. Os espectadores; passivos, ativos, e neutros. Nas últimas décadas o bullying vem sendo tema de preocupação e interesse no meio educacional, social em todo o mundo, especialista e educadores detodo os países, com o apoio de instituições públicas e privadas, têm proposto as autoridades educacionais a criação de programas especiais de combate e prevenção ao bullying nas escolas. Alguns desses programas que vem sendo desenvolvidos nos mais diversos países segundo (FANTE, 2005, p.82).
Espanha: nos últimos dez anos algumas universidadesespanholas, com o incentivo do Ministério da Educação e Ciência vêm desenvolvendo investigações e iniciativas de prevenção ao bullying por meio de campanhas e programas, dentre os quais se destacou Sevilha contra a Violência Escolar (SAVE) criado em 1996 pela Univesridade de Sevilha e coordenado pela catedrática Rosário Ortega Ruiz....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Bullying
  • Bullying no trabalho
  • Bullying no trabalho
  • bullying no trabalho
  • Trabalho bullying
  • pesquisa sobre bullying
  • Projeto de pesquisa
  • projeto de pesquisa sobre Bullying

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!