inclusão do deficiente fisico na escola

Páginas: 8 (1849 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Inclusão do aluno deficiente físico na escola
INTRODUÇÃO

As diferenças entre as pessoas tem estado sempre presentes nas investigações psicossociais. A existência dessas diferenças cria inúmeras dificuldades aos estudiosos do comportamento1. Atualmente no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendoexcluídas do mercado de trabalho2. Entretanto em 1994 aconteceu a conferencia mundial sobre as necessidades educativas especiais que defende a educação igualitária e sem distinções3.

Desse modo a escola tem que se apresentar como um contexto inclusivo, devendo estar preparada para receber todos os alunos4. Oferecer ambientes favoráveis para se conseguir oportunidades iguais e participaçãoplena, exigindo esforço conjunto não somente de seus professores e funcionários como também alunos, pais, famílias e voluntários5.

A escola como espaço inclusivo têm sido alvo de inúmeras reflexões e debates6. A ideia da escola como espaço inclusivo nos remete às dimensões físicas e atitudinais que permeiam a área escolar, onde diversos elementos como a arquitetura, engenharia,transporte, acesso, experiências, conhecimentos, sentimentos, comportamentos, valores etc, coexistem, formando este local extremamente complexo7. A partir disto, a discussão de uma escola para todos tem suscitado inúmeros debates sobre programas e políticas de inserção de alunos com necessidades especiais8. A grande discussão está centrada na questão de como promover a inclusão na escola de formaresponsável e competente9.

A inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças, a Educação Física na escola se constitui em uma grande área de adaptação ao permitir, a participação de crianças e jovens em atividades físicas adequadas ás suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo10.

Porém grande parte das escolas carece até mesmo deinfraestrutura mínima que garanta conforto higiene e segurança aos alunos11. Esses aspectos são importantes para que seja obervado aspectos especiais da adaptação do aluno deficiente, como área útil a circulação acesso ao banheiro posicionamento em relação a lousa e o que mais se mostrar relevante12-13.

Desta feita o objetivo do presente estudo será investigar a importância daacessibilidade arquitetônica para a inclusão de alunos com deficiência física.

MATERIAIS E MÉTODO

A pesquisa será realizada no período de fevereiro a junho de 2014. Os dados serão coletados por meio de entrevista com professores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

Serão observados os espaços da escola de modo a investigar as barreiras arquitetônicas existentes no local,que funcionam como pontos dificultadores para inclusão do aluno com deficiência física no ambiente escolar.

A instituição escolar onde serão coletados e constituído os dados está localizado no bairro de Santa Cruz no município do Rio de Janeiro.

Participantes:
Os sujeitos elegíveis para a referida pesquisa atenderam aos critérios de inclusão: ministrar aula para o ensinomédio, ter aluno(s) em sala de aula com algum tipo de deficiência física e ter no mínimo 3 anos de trabalho em ambientes escolares.
Foram considerados como critério de exclusão: ministrar aula para alunos do ensino fundamental, não possuir aluno(s) com algum tipo de deficiência física ou ter menos de três anos atuando na área como professor.

Amostra:Advinda de uma amostragem não probabilística, a amostra foi constituída por 5(cinco) sujeitos.
Procedimento:
Durante o desenvolvimento do presente trabalho de pesquisa será utilizado a aplicação de um questionário padronizado14. Que foi entregue aos sujeitos que atenderam aos critérios de inclusão do estudo.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

O instrumento de medida utilizado foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão do deficiente fisico
  • Inclusao social deficiente fisico
  • TCC
  • A INCLUSÃO DO DEFICIÊNTE VISUAL NA ESCOLA
  • Inclusão de deficientes nas escolas públicas
  • Inclusão da criança deficiente na escola
  • O deficiente auditivo e sua inclusão na escola
  • Inclusão do deficiente na escola regular.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!