Efeitos no NaCl no solo

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Introdução

Vários factores podem afectar o mau cultivo ou desempenho de uma cultura num dado campo, desde os quais factores bióticos e abióticos. No que concerne aos bióticos, encontramos neste grupo as doenças e pragas (pestes) que causam danos e injurias significativas num campo onde esta implatada uma dada cultura. Já nos factores abióticos podemos encontrar aspectos ligados ao solo,clima, entre outros.
No que diz respeito aos solos, este é um grande problema principalmente em países em via de desenvolvimento como o nosso caso, pois na sua maioria os mesmos precisam de uma correção devido ao seu estado. Esta, geralmente ligada a água, isto é, a quantidade de água que se perde deve ser igual a que se ganha equilibrando de tal modo a quantidade de água no solo. Na perda de água,vários minerais se acumulam e quando não se repõe a água estes acumulam. Estes acúmulos podem ser ácidas (originando solos Acidos), noutros casos Sais (originando solos salinos) e em associação dos dois caso podemos encontrar os solos intermediários.
Neste trabalho vamos intensificar o conhecimento sobre sais que de alguma maneira alteram o estado normal do solo, tronando Salinos.

Salinidade dosolo

É o índice atingido após um grau acentuado da salinização de um solo. O que pode levar a salinização de um solo são vários factores naturais ou ainda com a intervenção humana. Diferente do que muitos pensam, a salinização não ocorre somente em áreas próximas ao mar, pode ocorrer em zonas de clima semi-áridas ou sub-úmidas e em regiões desérticas, ou seja em zonas que a concentração dechuvas for muito baixa e localizada em algumas semanas do ano, zonas que apresentava mares internos, que com o passar dos anos se evaporaram, ficando somente o sal na superfície do solo (Australia) e zonas que utilizam água para irrigação com alta concentração de sais.
De referir que este processo também pode ocorrer em locais onde a precipitação pluviométrica seja normal, mas os solos se apresentamcompactados e como conseqüência os sais não podem ser lixiviados pela água, por não permitirem a infiltração da mesma, insolação é insuficiente para aquecer o solo e provocar a evaporação. Como prova disto podemos encontrar solos salinos até no circulo polar ártico. (PRIMAVESI 2000)


Conceito

Salinidade do solo é o termo utilizado para se designar o processo de acúmulo de sais na camadasuperficial do solo, sendo estes prejudiciais para as culturas que nele crescem, tanto cultivadas como nativas.
Os principais íons que podem formar sais são Ca, Na, Mg, K etc
Alguns factores podem acelerar este processo dos quais destacam-se os seguintes:

A irrigação e drenagem mal feita (áreas maiores que a capacidade de seus recursos hídrico e mecânicos);
Destruição da vegetação nativa e o usode fertilizantes mal dosados;
O mar ou agua do mar que entra no rio atingindo o lencol de agua;
Mono cultura, levando a bioestrutura decaída e sua posterior salinização;
Nível do lençol freático está muito superficial, dificultando a drenagem destes solos;
Manejo inadequado do solo e da água.(PRIMAVESI 2000)






Processo pedogênico de formação de solos salinos
O solo como um sistemaaberto, é dinâmico e está em constante interação com a atmosfera, hidrosfera, biosfera e litosfera. Dependendo da intensidade como atuam estes fatores, os solos podem apresentar características diferenciadas, que definem as suas potencialidades de exploração pelo homem.
A gênese de solos salinos (halomóficos) está associada grandemente com a formação geológica predominante na paisagem, e com adrenagem. O homem, como eterno modificador de ambientes, contribui decisivamente para acelerar ou diminuir o processo.
Durante o processo de intemperização das rochas, dependendo da geomorfologia da região, os sais podem ser carreados para horizontes inferiores através da percolação ou levados a lugares distantes por escoamento superficial. No primeiro caso, os sais são depositados nas águas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos Dos Agrot Xicos No Solo
  • SALINIDADE, EFEITOS NO SOLO E NA PLANTA.
  • Efeitos do tipo de solo no desenvolvimento de fitopatogenos
  • Aplicações de agrotóxicos e seus efeitos gerais no solo
  • Plantas de cobertura e seus efeitos na biomassa microbiana do solo
  • COMPACTAÇÃO DO SOLO – EFEITO NEGATIVO DO MANEJO AGRÍCOLA INADEQUADO.
  • Efeitos de sistemas de manejo de pastagens nas propriedades físicas do solo
  • Efeito do lodo de esgoto na agricultura em solos paulista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!