Qual efeito do NaCl nas Particulas de Solo

Páginas: 13 (3025 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Estudos sobre salinização são escassos, principalmente seus efeitos negativos da salinidade e os mesmos estão diretamente relacionados ao crescimento e rendimento das plantas e, em casos extremos, na perda total da cultura. O objetivo deste trabalho foi conjugar uma revisão de literatura sobre a salinização dos solos e discorrer sobre técnicas importantes a serem utilizadas em áreas irrigadas afim de se evitar ou minimizar os efeitos da salinidade. Pode ser verificado no presente estudo que as informações são escassas, necessitando de mais informações para o melhor embasamento teórico sobre o assunto e suas implicações. A principal consequência do aumento da concentração total de sais solúveis de um solo é a elevação do seu potencial osmótico, prejudicando as plantas em razão dodecréscimo da disponibilidade de água daquele solo.
A salinização de um solo depende da qualidade da água usada na irrigação, da existência e do nível de drenagem natural e, ou, artificial do solo, da profundidade do lençol freático e da concentração original de sais no perfil do solo. O excesso de salinidade no solo pode comprometer a disponibilidade de água e de nutrientes para as plantas, por afetardiretamente o potencial osmótico da solução do solo; já o alto nível de sódio trocável ocasiona degradação da estrutura do solo, dispersão da argila e toxidez nas plantas podendo, até, impedir a germinação das sementes e o desenvolvimento das raízes (Amorim et al., 2002; Smith et al., 2009).
A concentração total de sais da água pode ser expressa em partes por milhão (ppm) ou em relação à suacondutividade elétrica (CE). Em razão da facilidade e rapidez de determinação, a condutividade elétrica (CE) tornou-se o procedimento-padrão, a fim de expressar a concentração total de sais para classificação e diagnose das águas destinadas à irrigação.
O decréscimo da capacidade de infiltração de um solo torna difícil a aplicação da lâmina de irrigação necessária, num tempo apropriado, de modo aatender a demanda evapotranspirométrica da cultura.
A capacidade de infiltração de um solo cresce com o aumento de sua salinidade e decresce com o aumento da razão de adsorção de sódio (RAS) e, ou, decréscimo de sua salinidade. Sendo assim, os dois parâmetros, RAS e salinidade, devem ser analisados conjuntamente para se poder avaliar corretamente o efeito da água de irrigação na redução da capacidadede infiltração de um solo.
O processo de salinização dos solos e das águas subterrâneas e superficiais é um dos mais importantes problemas de degradação ambiental, com seus efeitos prejudiciais sendo mais pronunciados nas áreas de regiões áridas e semiáridas, e que vem crescendo rapidamente em diversas partes do globo, causando problemas de grandes proporções na produtividade das culturasagrícolas. Numa escala mundial, existe uma área de aproximadamente 400 milhões de hectares de terras utilizada com agricultura, porém cuja produção vem sendo severamente restringida pela salinidade (Bot et al., 2000).
A salinização do solo pode ocorrer naturalmente, por origem antrópica ou associada a esses dois fatores. As regiões de clima semiárido são as mais propícias a apresentarem essa alteraçãoem razão das condições edafoclimáticas, como elevada temperatura, má distribuição de chuvas e deficiência de drenagem dos solos (Barros et al., 2004).
O excesso de sais solúveis pode causar sérios danos à maioria das culturas, por incremento da pressão osmótica da solução e diminuição da disponibilidade de água para as plantas (Santos et al., 2009; Gonçalves et al., 2011).
As alterações naestrutura e consequentemente na porosidade do solo, em resposta à percentagem de sódio trocável (PST) elevada, podem conduzir ao selamento superficial e à formação de camadas impermeáveis em subsuperfície. Esses processos interferem negativamente nas propriedades físico-hídricas aumentando a susceptibilidade do solo à erosão e limitando o uso agrícola (Miranda et al., 2008; Smith et al., 2009).
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos no NaCl no solo
  • Densidade de solo e particulas
  • 2 PROPRIEDADES DAS PARTICULAS DO SOLO
  • Efeito fotoeletrico e dualidade onda-particula
  • Efeitos Dos Agrot Xicos No Solo
  • SALINIDADE, EFEITOS NO SOLO E NA PLANTA.
  • Efeitos do tipo de solo no desenvolvimento de fitopatogenos
  • Aplicações de agrotóxicos e seus efeitos gerais no solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!