Projeto de Pesquisa Catadores de Lixo

Páginas: 9 (2062 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
SERVIÇO SOCIAL
6º SEMESTRE
PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL











O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL, OS CATADORES DE LIXO E A SAÚDE















SÃO PAULO
2013




SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2.JUSTIFICATIVA....................................................................................................03
3. PROBLEMA DA PESQUISA................................................................................05
4. HIPÓTESE..............................................................................................................05
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................056. OBJETIVOS...........................................................................................................06
6.1. Objetivo Geral............................................................................................06
6.2. Objetivos Específicos.................................................................................06
7.METODOLOGIA..................................................................................................07
8. CRONOGRAMA...................................................................................................08
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................09
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................09
1. INTRODUÇÃOA presente pesquisa tem a finalidade de entender e analisar a questão da saúde dos catadores de materiais recicláveis e a atuação do assistente social como parceiro, mediador, articulador e orientador demonstrando que o papel a ser desenvolvido por ele é de vital importância.
A partir de entrevistas com esses trabalhadores, se constatou que o trabalho é árduo, quase sempre pouco remunerado eque muito não são filiados a associações, portanto estão nesta luta sozinhos.
A partir de dados do IBGE e pesquisas nos registros do Departamento da cidade, há um grande número de catadores que atuam de forma esporádica e individualizada na catação de materiais recicláveis. De uma maneira geral, é sabido que a condição socioeconômica desses indivíduos é bastante instável e isto concorre para amanutenção da situação a qual se encontram. Assim, essa pesquisa se propõe a investigar os melhores métodos para organizar esse grupo e potencializar o trabalho da coleta seletiva desenvolvido por eles e, portanto melhorar também sua qualidade de vida e a saúde.
A participação do assistente social nos desdobramentos dessa temática é imprescindível porque de um lado estão os catadores(desorganizados) e o trabalho da coleta seletiva; do outro lado está a população local e a possibilidade de atraí-la para esse trabalho; num outro plano o poder público local e a dificuldade da gestão do lixo. Assim, esse profissional tem nessa conjuntura a oportunidade de ser mediador do processo de interação entre os atores locais.

2. JUSTIFICATIVA

Atualmente há uma preocupação com as questões sociais anível mundial, visto que cada vez mais populações inteiras são afetadas por violência, fome, desabrigo, desemprego, problemas ambientais como o lixo, dentre outros. É nesse cenário que o assistente social passe a atuar buscando a efetivação de ações que amenizem para essas questões, através de propostas de políticas públicas e campanhas de conscientização de toda a população.
No caso da cidade dePromissão a situação dos catadores é muito complicada, pois a coleta é feita de forma aleatória, desorganizada e muito sacrificada. Não há associação ou cooperativa, o que representaria possibilidades de melhor representação e organização para o grupo.
Na sua maioria esses trabalhadores são homens, mas também, é visto um número considerável de mulheres o que é uma preocupação, pois se sabe que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • catadores de lixo
  • Catadores de lixo
  • Catadores de lixo
  • catadores de lixo
  • catadores de lixo
  • Catadores de lixo
  • PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE COOPERATIVA DE CATADORES DE LIXO INCENTIVADO PELA INDÚSTRIA DE ANANINDEUA-PA.
  • Catadores de lixos recicláveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!