História do Dinheiro, MC' Donalds e Ford

Páginas: 12 (2917 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
História: do Dinheiro; da Marca Mcdonalds; da Coca-Cola e da Ford

História do Dinheiro:A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o ESCAMBO, simples troca de mercadoria por mercadoria. Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas e, aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando comoelemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as Moedas Mercadorias.
O gado e o sal deixaram marca de sua função como instrumento de troca em nosso vocabulário. Até hoje, empregamos palavras como pecúnia (dinheiro) e pecúlio (dinheiro acumulado), derivadas da palavra latina “pecus” (gado). A palavra capital (patrimônio) vem do latim “capita” (cabeça). A palavrasalário (remuneração, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do serviço do empregado) tem como origem a utilização do sal, em Roma, para o pagamento de serviços prestados.
Com o passar do tempo, as mercadorias tornaram-se inconvenientes às transações comerciais, em virtude da oscilação de seu valor, assim como pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis, nãopermitindo o acúmulo de riquezas.
Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.
As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época. Nelas podem ser observados aspectos políticos, econômicos, tecnológicose culturais. Pelas impressões encontradas nas moedas, conhecemos, hoje, a efígie de personalidades de há muitos séculos. Provavelmente, a primeira figura histórica a ter sua efígie registrada numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta do ano 330 a.C.
Na Idade Média, surgiu o costume de guardarem-se os valores com um ourives, negociante de objetos de ouro e prata. O ourives, comogarantia, entregava um recibo e, com o tempo, os recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos. A circulação de mão em mão dos recibos deu origem à moeda de papel.
O conjunto de cédulas e moedas utilizadas por um país forma o seu Sistema Monetário. Esse sistema, regulado por meio de legislação própria, é organizado a partir de um valor utilizado como base, a unidade monetária.Atualmente, quase todos os países utilizam o sistema monetário de base centesimal, no qual a moeda divisionária da unidade representa um centésimo de seu valor.
História do Mcdonalds: A história da transformação do McDonald’s na maior rede de serviço rápido do mundo começou quando Ray Kroc, seu fundador, obteve a licença do método de preparo de hambúrgueres empregado pelos irmãos Richard e MauriceMcDonald. Aos 52 anos, Ray Kroc, ex-caixeiro viajante e bem-sucedido representante de vendas de batedeiras para milk-shakes, ficou impressionado com a rapidez do serviço e resolveu propor um negócio.
A história começou em 1954, quando Ray Kroc conheceu o restaurante dos irmãos Dick e Maurice McDonald, administrado com notável eficiência na cidade de San Bernardino, Califórnia.
Esse restaurante foifundado em 1948, quando os dois irmãos resolveram transformar seu Drive-In no primeiro McDonald’s, com cardápio limitado, Self-Service e Drive-In.
As pessoas faziam fila para comprar um hambúrguer por 15 centavos ou uma porção de batatas fritas por 10 centavos.
Kroc imaginou que se os McDonald abrissem mais 10 estabelecimentos, ele poderia vender 80 multimixers. Os irmãos já tinham vendidofranquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a imagem do estabelecimento. Mesmo assim, Kroc convenceu-os a abrir novas lojas. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exata...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mc donalds
  • Mc donalds
  • MC Donalds
  • Mc' donalds
  • mc donald
  • Mc donalds
  • mc donalds
  • mc donalds

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!