Gimnospermas

Páginas: 2 (412 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Gimnospermas
As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; esperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantascomo  pinheiros, as  sequóias e os  ciprestes. As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadaschamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas emfrutos.
Estruturas das Gimnospermas
As gimnospermas são vegetais lenhosos de aspecto arbustivo ou arbóreo, neste caso formando árvores de grandes dimensões, como ocorre com as sequóias e os pinheiros. Nãoexistem formas herbáceas. O esporófito possui raiz, caule, folha, produzindo flores e sementes.As raízes geralmente são do tipo axial ou pivotante. Os caules pertencem ao tipo tronco, crescem em espessura, por atividadedos meristemas secundários: felogênio e câmbio. As folhas são reduzidas em forma de escamas; são perenes e adaptadas a ambientes secos(xerófilas). As características xerofíticas dessas plantas são induzidas pelo frio. 
Reprodução das Gimnospermas
Vamos usar o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) como modelo para explicar a reproduçãodas gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gimnospermas
  • gimnospermas
  • gimnospermas
  • Gimnosperma
  • Gimnosperma
  • gimnosperma
  • Gimnospermas
  • gimnospermas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!