Higiene dos Alimentos

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2015
HIGIENE DOS ALIMENTOS
 Higiene é um conjunto de procedimentos e técnicas que visam preservar a saúde e prevenir doenças, por meio de práticas de limpeza e desinfecção.
O consumo de alimentos preparados sem os devidos cuidados de higiene propiciam a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) e ocorrem quando microorganismos prejudiciais à saúde ou substâncias tóxicas sãotransmitidos ao homem através do alimento.



















HIGIENE DAS MÃOS

A higienização das mãos é indispensável, pois são o maior veículo de transporte de micro-organismos. Deve ser feita sempre que se inicia ou reinicia um trabalho na cozinha, depois da utilização dos sanitários e, de um modo geral, após qualquer troca de atividade realizada na cozinha.
Como fazer ahigienização correta das mãos:


(DTA) DOENÇA TRANSMITIDA POR ALIMENTO
São doenças provocadas pelo consumo de alimentos que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento.
Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentreoutros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa seqüelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.

Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
O QUE SÃO BOAS PRATICAS?
São práticas de higiene que devem serobedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

O QUE É CONTAMINAÇÃO?
Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durantea manipulação e preparo. Esse processo é conhecido como contaminação. A maioria das DTA está associada à contaminação de alimentos por micróbios prejudiciais à saúde.
TIPOS DE CONTAMINAÇÃO

FÍSICA: ocorre quando qualquer tipo de material ou partícula cai no alimento, e com isso torna-se possível visualizar ou sentir algum objeto estranho no alimento. Ex.: fio de cabelo, cacos de vidro,pedrinhas e outros.
BIOLÓGICA: ocasionada pela contaminação do alimento por microorganismos. (vírus, fungos, bactérias, protozoários) ou parasitas. Sendo que a maioria das DTA s é causada pelas bactérias.
QUÍMICA: ocorre quando há contato entre produtos químicos e os alimentos, acidentalmente ou por falta de organização. Ex.: quando colocados em uma mesma sacola de supermercado ou armazenados em ummesmo armário alimentos e produtos de limpeza, uso indiscriminado de inseticidas, produtos tóxicos sem identificação.
O QUE SÃO MICRÓBIOS?
Os micróbios são organismos vivos tão pequenos que só podem ser vistos por meio de um equipamento com potentes lentes de aumento chamado microscópio. Eles também são conhecidos como microrganismos.

Por incrível que pareça, a maioria dos microrganismos não sãoprejudiciais à nossa saúde, e são úteis a nós. Estes microrganismos são chamados de benéficos e são usados na fermentação da cerveja, no crescimento da massa de pães e nos antibióticos.
Os microorganismos deteriorantes alteram as características dos alimentos, causando lhes mau cheiro e gosto ruim. Já os microorganismos patogênicos são aqueles que causam doenças nas pessoas, porém nãonecessariamente estragam o alimento.
Para causar uma doença, as bactérias patogênicas precisam se multiplicar em um grande número e para isso, necessitam de tempo, temperatura adequada, água e nutrientes.



CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS COM OS INGREDIENTES USADOS NO PREPARO DOS ALIMENTOS:

Compras: Compre os ingredientes em estabelecimentos limpos, organizados e confiáveis.
Armazenamento:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higiene de alimentos
  • Higiene dos alimentos
  • higiene dos alimentos
  • Higiene dos alimentos
  • higiene dos alimentos
  • Higiene dos alimentos
  • Higiene dos alimentos
  • Higiene dos alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!