gestao de residuos solidos em mocambique

Páginas: 6 (1412 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015























Índice

1. Introdução 3
2. Conceito 4
3. Legislação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos em Moçambique 4
3.1 Método usado na pesquisa 4
3.2 Apresentação e análise dos dados 5
4. Destinação dos resíduos sólidos domésticos 5
4.1 Destinação dos Resíduos Sólidos Orgânicos e Inorgânica 5
4.2 Destinação de outros tipos de Resíduos Sólidos 6
4.3 Destinação dos Resíduos de HigienePessoal 6
5. Conclusão 9
7. Bibliografia 10











1. Introdução
O presente trabalho é sobre gestão dos resíduos sólidos mais concretamente ao estudo de gestão dos resíduos sólidos domésticos. Com seguintes objectivos:
Objectivo geral:
Fazer um estudo geral dos resíduos sólidos
Objectivo específico
Conhecer como é feita a gestão dos resíduos sólidos doméstico no bairro de Matacuane.
Otrabalho está organizado em 4 partes. Na parte 1ª parte, será abordado o conceito dos resíduos sólidos domésticos na parte 2ª optámos por abordar Legislação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos em Moçambique, na 3ª parte optamos por abordar o método usada na pesquisa e 4ª parte optamos por abordar sobre destinação dos resíduos sólidos doméstico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica,enriquecida com entrevistas.












2. Conceito
Conceito de resíduos sólidos domésticos
Segundos os nossos entrevistados resíduos sólidos domésticos: São os resíduos gerados nas actividades diárias em casas, apartamentos, condomínios e outras edificações residenciais.

3. Legislação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos em Moçambique
Em Moçambique as autoridades municipais são as quetradicionalmente encarregados de garantir os trabalhos de limpeza urbana, com base no Artigo 6 da Lei 2/97, de 18 de Fevereiro e Artigo 25 da Lei 11/97, de 31 de Maio.
Se, por um lado, as Autarquias têm a obrigação de responder a estas exigências para atingir um desenvolvimento sustentável, por outro a falta de recursos financeiros, humanos e materiais, continua a ameaçar o sistema de gestão local comprometendoa prestação destes serviços básicos.

3.1 Método usado na pesquisa
O estudo desse tema tem como os seus objectivos, um carácter exploratório, pois a intenção é proporcionar aos pesquisadores ter maior conhecimento sobre um determinado fenómeno, no qual se parte da hipóteses e de aprofundar seus estudos nos limites de uma realidade específica, buscando antecedentes e conhecimentos para torná-loexplícito (TRIVIÑOS, 2007).
Em uma segunda etapa, a pesquisa teve uma característica, segundo Triviños (2007), esse tipo de pesquisa pretende descrever as características de determinado fenómeno ou o estabelecimento de relações entre algumas variáveis. Para a colecta de dados, foram aplicados 10 questionários, estes elaborados com base nos pressupostos teóricos sobre o tema de estudo. Comoestratégia de pesquisa, foram utilizadas as residências dos munícipes do bairro de matacuane, onde foram entregues os questionários aos residentes de cada residência, sendo respondidos alguns pelos próprios e outros seus filhos. Para avaliar e conhecer o programa de colecta de resíduos no bairro de matacuane, foram empreendidos esforços para realizar uma entrevista com a autoridade gestora do programa decolecta de resíduos do município a fim de verificar o funcionamento do programa existente, porém não se obteve êxito.
3.2 Apresentação e análise dos dados

Os dados foram colectados em 25 residências, distribuídas em diferentes residências no bairro de matacuane, participaram da pesquisa 59% proprietários das residenciais e 41% pelos filhos. A seguir, serão apresentados os resultados referentes àsprincipais questões sobre a destinação dos resíduos domésticos e outros tipos de resíduos produzidos nas residências.

4. Destinação dos resíduos sólidos domésticos
4.1 Destinação dos Resíduos Sólidos Orgânicos e Inorgânica

Para os resíduos de origem orgânica, como restos de alimentos manipulados, enterrados, deitado nos contentores municipais e reaproveitados na alimentação de animais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos
  • Gestão de Resíduos Sólidos em Gastronomia
  • Gestão de Resíduos Sólidos
  • gestão de resíduos sólidos de salvador
  • Gestão de Resíduos Sólidos
  • gestão de residuos solidos
  • Gestão de residuos solidos
  • Gestao residuos solidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!