Projeto Interdisciplinar

Páginas: 16 (3961 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015

Gestão Portuária






ASPECTOS HUMANOS DO PORTO DO PECÉM

Profa. Hélen Rimet Alves de Almeida









Ana Karolyne Neves Moreira
Jessica Rodrigues de Mattos
Lucas Marreiro de Lima
Ronaldo de Castro Cruz Junior

















Pecém – CE
05/2014
Ana Karolyne Neves Moreira
Jessica Rodrigues de Mattos
Lucas Marreiro de Lima
Ronaldo de Castro Cruz Junior








PROJETO INTERDISCIPLINAR IVProjeto Interdisciplinar que aborda os Aspetos Humanos do Porto do Pecém nas questões administrativas, de mão de obra portuária e dos órgãos responsáveis pela fiscalização e administração do Porto. Sob a orientação da Professora Hélen Rimet Alves de Almeida.
















Pecém – CE
05/2014
Dedicatória

Dedicamos este trabalho a Professora Hélen Rimet Alves de Almeida. Que esteve conosco aolongo do semestre e nos ajudou, compartilhando seus conhecimentos e nos auxiliando para que este Projeto pudesse ser concluído com êxito.













































Sumário

















































Introdução
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar os aspectos humanos no Porto do Pecém. Mostrando como é o relacionamento entre ostrabalhadores, no intuito de facilitar a compreensão. Antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se uma explanação sobre os órgãos que regem o porto, de forma a construir uma linha de raciocínio que visa o ponto de vista de quem administra e de quem faz com que o porto realmente funcione, no caso os trabalhadores.
Pretende-se também mostrar as funções que existem dentro do porto e explicá-las.Apresentando assim as condições de trabalho no setor portuário. E demonstrando como o lado emocional interfere direta e indiretamente, no resultado do trabalho.























Administração dos Portos
Administração do Porto é a entidade em cada porto organizado, a quem cabe a execução dos serviços portuários e a conservação das instalações portuárias.
A área de Administração de um portoorganizado constituem em ancoradouros, as docas ou os trechos de rios, as vias de acesso aos ancoradouros, às docas e ao cais, quebra-mares construídos para atracação de embarcações, as áreas de terreno, os armazéns, as vias férreas e as ruas, bem como todo o aparelhamento de que os portos disponham, para atender às necessidades do respectivo tráfego e à reparação e conservação das próprias instalaçõesportuárias, que tenham sido adquiridos, criados, construídos, ou estabelecidos, com autorização do Governo.
Temos como exemplos de administradoras portuárias ou autoridades portuárias a Ceará Portos, responsável pelo Porto do Pecém e a Companhia Docas do Ceará (CDC), responsável pelo Porto de Fortaleza.
A empresa que administra o porto tem como clientes os donos dos navios, as operadoras portuáriase as transportadoras. Então como citado acima, precisa se preocupar em atender as necessidades de cada um desses com cordialidade, eficiência, agilidade e comprometimento, para que o trabalho possa fluir.

Ceará Portos
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém surgiu como elemento capaz de fundamentar e atender as demandas empresariais, visando atender indústrias de base voltadas para asatividades de siderurgia, refino de petróleo, petroquímica e de geração de energia elétrica. A Empresa que administra o porto é a Ceará Portos que está constituída sob a forma de sociedade anônima, companhia aberta de capital autorizado e foi criada com o seguinte objetivo, conforme Artigo 2º do Estatuto Social:
"O objetivo da Sociedade consiste na construção, reforma, ampliação, melhoria, arrendamentoe exploração de instalações portuárias e daquelas destinadas ao apoio e suporte de transporte intermodal, localizadas no Estado do Ceará, bem como a prestação de serviços correlatos, observadas a legislação pertinente, os critérios econômicos de viabilização dos investimentos e a estratégia de desenvolvimento econômico e social do Estado."
O complexo Industrial e Portuário do Pecém tem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetos Interdisciplinares
  • Projeto interdisciplinar
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR
  • Projeto interdisciplinar
  • Projeto interdisciplinar
  • Projeto Interdisciplinar
  • Projetos Interdisciplinares
  • Projeto interdisciplinar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!