Trabalho de MIC

Páginas: 25 (6187 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
CAPITULO I
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado pelo Estudante do Primeiro ano do Curso de Licenciatura em Psicologia clinica e Assistente Social e tem como Tema: Violência sexual a menores no Distrito de Nhamatanda (Vila Sede), terceiro bairro no primeiro semestre de 2011/2012. Sua estrutura vai se comportar da seguinte maneira:
No primeiro capítulo que é a Introdução apresentará ajustificativa, os objetivos pelos quais incide o estudo, a Definição do problema, as hipóteses, a delimitação do local onde vai se realizar do estudo, a metodologia que será aplicada na elaboração do trabalho e os resultados esperados após a elaboração do mesmo.
No segundo capítulo vem o Referencial teórico contendo os conceitos de violência, menor, a especificação dos abusadores, os tipos deviolência (familiar, escolar, comunitária, prostituição infantil, casamentos prematuros, e tráfico e venda de menores) e inda no mesmo capítulo, será desenvolvido o contexto da violência sexual em Moçambique.
No terceiro capítulo irá se perceber a questão da violência de menores na vila sede de Nhamatanda em particular destaque no terceiro bairro e no mesmo capítulo vem cronograma ou plano dasatividades referentes a realização do trabalho.
Por fim no quarto Capitulo, vem a Conclusão e Recomendações e no quinto capitulo a Bibliografia e Apêndice.
Mas dizer que, a violação sexual de menores é um aspecto que tem vindo a preocupar a quaisquer habitantes e ao público em geral em Nhamatanda. Segundo SA (2009:05), existem muitos tipos de abusos a menores que variam de abuso físico, emocional esexual cujos abusadores são Jovens, Adultos e Pessoas com uma mentalidade alterada. Neste contexto, não podemos se limitar na ideia de que os violadores são do sexo masculinos só, mas também, o sexo femininos encontram se incumbido neste grupo embora os casos deste género são pouco denunciados.
1.1.justificativa
O tema é de grande relevância dado o grande risco de contaminação por doenças sexuais oumesmo pelo VIH/SIDA para os violados visto que os Violadores sexuais nalgumas vezes não usam o preservativo dando espaço para a propagação da doença o que preocupa a Saúde publica.
Para a esfera social, o fenómeno merece estudo porque uma vez estudado irá despertar a sociedade em geral sobre as causas, os presumíveis violadores, algumas medidas judiciais, isto é, irá se saber que a violação demenores constitui crime precisando para tal de vigia por parte das autoridades locais e também todos os habitantes do terceiro bairro.
Para o meu caso não acho este fenómeno como benevolente, para além de causar aspectos acima mencionados, também cria estigmatização para o violado e danos psicológicos, isto é, quando alguém é violado principalmente nas comunidades rurais a tendência de toda gente éde comentar sobre o sucedido, neste caso a pessoa violada vai limitar se em esconder se de passeios. Pode criar ainda mais danos psicológicos que poderão a levar a abandonar a escola e até mesmo suicidar se.
1.2.Objetivos
Dada a magnitude do Tema em estudo que preocupa intensamente aos moradores do terceiro bairro e ao residentes da vila sede em geral. Torna eminente traçar os seguintes objetivospara a melhor compreensão do fenómeno de violência de menores naquele local do Distrito de Nhamatanda:
1.2.1.Objetivo geral
Perceber a situação de violação sexual de menores no terceiro bairro, vila Sede do Distrito de Nhamatanda criando um grau de aprendizagem sobre o Tema.
1.2.2.Objetivos específicos:
Debruçar a situação de abuso sexual de menores no contexto jurídico moçambicano;
Identificar ogénero das crianças mais violadas no terceiro bairro, vila sede de Nhamatanda;
Descrever os possíveis conceitos de violação sexual de menores
Demonstrar as possíveis causas ou motivos e a classe social dos presumíveis violadores.
1.3.Problema
Dada a grande preocupação por parte do Governo (Ministério de Saúde), A Sociedade e em particular aos Habitantes da Vila Sede de Nhamatanda (terceiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE MIC DA GUIDA 1
  • MIC
  • MIC
  • Apresenta O MIC
  • Mic e MAc
  • Mic nicos
  • mic ha
  • Realizacoes Do MIC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!