Choya d

1625 palavras 7 páginas
ÍNDICE

Introdução 2
EXPONECIAL 3
Equações exponenciais 3
Função exponencial 4
LOGARITIMOS 7
Equações logarítmicas 7
I. Logaritmo e um número real 7
II. Logaritmos de mesma base: 8
Função Logarítmica 9
Operações com logaritmos: 9
Gráfico da Função Logarítmica. 10
Propriedades da função logarítmica 10
Conclusão 12

Introdução

Este Trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Matemática que nos é leccionada pelo professor Manuel Cabar Maduel e tem como finalidade a reflexão do tema: Funções Exponenciasi e Logarítimicas. O objectivo deste trabalho é explicar a aplicação das Funções Exponenciais e Logarítimicas. Juntos com exemplos fazer intender melhor.

EXPONECIAL

Equações são expressões algébricas matemáticas que possuem um sinal de igualdade entre duas partes. A intenção de resolver uma equação é determinar o valor da incógnita (valor desconhecido), aplicando técnicas resolutivas. Veja exemplos:
2x + 9 = 5
4x + 10 = 3x – 45 x + 6 = 2x + 12
2*(x + 2) = 3*(x – 3)

Equações exponenciais
Definição
Equações exponenciais são aquelas em que a incógnita se encontra no expoente de pelo menos uma potência. A forma de resolução de uma equação exponencial permite que as funções exponenciais sejam também resolvidas de forma prática. Esse tipo de função apresenta características individuais na análise de fenômenos que crescem ou decrescem rapidamente. Elas desempenham papéis fundamentais na Matemática e nas ciências envolvidas com ela, como: Física, Química, Engenharia, Astronomia, Economia, Biologia, Psicologia entre outras.
Exemplos de equações exponenciais:
a) 2x = 16 b) 22x = 64x - 2
c) 3 . 5x = 75 d)
e) f) 32x – 6. 3x – 27 = 0

Função exponencial

Função exponencial: É qualquer função f: IR ® IR da forma f(x) = ax, com a > 0 e a ≠ 1.

O crescimento exponencial em alguns casos pode ser vertiginoso; em outros momentos, pode tender lentamente a zero, sem nunca atingi-lo. A função exponencial é fundamental para explicar numericamente desde fenômenos biológicos

Relacionados

  • Epicrates
    19756 palavras | 80 páginas
  • Africa
    341313 palavras | 1366 páginas
  • Quimica
    80152 palavras | 321 páginas