Relat Rio De Quimica Basica 2

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA



FÁBIO SILVA MACHADO
GILVAN BARROS SANTOS
JEFFERSON ROBERTO MENEZES DE SOUZA
JORGE VICTOR LIMA
ROBSON DA CONCEIÇÃO SANTOS







TRANSFERÊNCIA E MEDIDA DE SÓLIDOS










Aracaju
Março, 2012
FÁBIO SILVA MACHADO
GILVAN BARROS SANTOS
JEFFERSON ROBERTO MENEZES DE SOUZA
JORGE VICTOR LIMA
ROBSON DA CONCEIÇÃO SANTOS





TRANSFERÊNCIA EMEDIDA DE SÓLIDOS







Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina de Química BásicaI, ministrada pelo Prof. Iolando Meneses Santos.










Aracaju
Março, 2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO...... 03
OBJETIVOS 03
REVISÃO DA LITERATURA 03
MATERIAL E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 00
RESULTADOS E DISCUSSÕES 00
CONCLUSÕES 00
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 00INTRODUÇÃO

Este trabalho é fruto do resultado de pesquisa bibliográfica e anotações realizadas nas aulas práticas, desenvolvidas no laboratório da Universidade Tiradentes e procura, através do conteúdo ministrado, associar a teoria à prática.
Um dos grandes problemas na química está relacionado com a pesagem de materiais, posto que o seu sucesso depende de muitos fatores, tais como: temperatura, umidade,ambiente, bancada, habilidade do técnico, dentre outros. Neste trabalho serão utilizadas técnicas para transferir, medir e pesar sólidos (disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAADhkAK/relatorio-quimica-analitica).
Normalmente, os sólidos pesados são reagentes que deverão ser empregados em ensaios (análises) ou como material de partida para a obtenção de outras substâncias e,geralmente, esses sólidos serão dissolvidos em água ou outro solvente qualquer. Se a quantidade de sólido é muito pequena e este precisa ser transferido para outro recipiente, seria interessante então pesá-lo em vidro de relógio ou em um pedaço de papel manteiga.


OBJETIVO

O presente trabalho tem por escopo promover a familiarização do aluno com as técnicas de pesagem mais empregadas em laboratório,formas de transferência de sólidos e utilização correta da balança.


REVISÃO DA LITERATURA

A Balança

A maioria dos procedimentos químicos quantitativos depende em algum estágio da medida de uma massa, isto é de longe, o procedimento mais utilizado pelo analista (VOGEL, 1981).
Embora o procedimento de determinação de massa seja, comumente, associada a “pesagem”, vale ressaltar que o peso de umcorpo é a força exercida sobre ele pela ação da gravidade (P = m x g). Logo, o peso difere a depender do local de pesagem, pois depende da força gravitacional, enquanto a massa, quantidade de matéria pela qual um objeto é composto, não varia com a gravidade.
A balança foi inventada, provavelmente, pelos antigos povos orientais, há cerca de 4000 a.C. porém, somente em 1777, Lavoisier utilizou oprimeiro instrumento de pesagem confiável que se tem notícia, introduzindo o Método Científico em seus estudos sobre combustão (disponível em: http://pt.scribd.com/doc/59064343/5/BALANCAS-E-TECNICAS-DE-PESAGEM acessado em 02/03/2012).
Atualmente, encontramos uma grande variedade de balanças, adaptadas às mais diversas pesagens, desde as destinadas a pesar grandes cargas, como caminhões carregados, atéaparelhos de extrema sensibilidade, capazes de registrar massas de ordem de grandeza muito pequenas. A sensibilidade é uma das mais importantes características de uma balança. Quando a massa de um miligrama é colocada em um dos pratos de uma balança e consegue-se desequilibrá-la, inclinando sensivelmente o travessão, diz-se que a balança é “sensível” ao miligrama.
Duas outras característicasimportantes deste equipamento são: justeza e fidelidade. A primeira refere-se à qualidade da balança em pesar, com exatidão, a massa de um corpo, enquanto a segunda consiste na propriedade de, sempre que se repetir a pesagem do mesmo material, apresentar o mesmo resultado num laboratório químico.
Existem balanças, as mais variadas, desde as mais grosseiras às de mais alta sensibilidade. É comum...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio Quimica 2 15
  • Relat Rio Da Pratica 2 Quimica Geral 1
  • RELAT RIO FISICO QUIMICA
  • relat rio de quimica
  • RELAT RIO DE QUIMICA
  • Relat Rio De Quimica
  • Relat Rio De Quimica 2015
  • Relat Rio De Quimica 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!