gestao de negocios

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Os tempos estão incertos para os negócios em todo o mundo. Se uma reflexão estratégica sempre foi importante, atualmente são vários os fatores que fazem comque se tenha tornado imprescindível a qualquer negócio. O aumento da exigência dos clientes e a sua pouca fidelização assim como o clima de desaceleração econômica, são só alguns exemplos. É assim essencial dar muita atenção à análise da empresa no seu meio envolvente.
Neste sentido partimos para uma ferramenta que em muito nos auxilia: a análise SWOT.



2 DESENVOLVIMENTO
SWOT é a sigla dostermos ingleses Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.
Em Administração de Empresas, a análise SWOT é um importante instrumento para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo(oportunidades e ameaças) da empresa.
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de senário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ouverificar a posição estratégica da empresa ou instituição no ambiente em questão.
Na análise SWOT precisa-se das seguintes informações do cenário da empresa em questão:
- STRENGTHS (forças): vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
- WEAKNESSES (fraquezas): desvantagens internas daempresa em relação às concorrentes. Ex: altos custos de produção, má imagem, instalações inadequadas, marca fraca, etc.
- OPPORTUNITIES (oportunidades): aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.
- THREATS (ameaças): aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagemcompetitiva da empresa. Ex: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
ANÁLISE SWOT CRUZADA- cruzamos informações obtidas em quatro quadrantes, de forma a obter uma moldura que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa.
Faz-se primeiro uma análise clara do ambiente, pesquisando a fundo as forças e fraquezas e saber identificar as oportunidades e ameaçascriando objetivos.
- PONTOS FORTES X OPORTUNIDADES: estratégia ofensiva/ desenvolvimento das vantagens competitivas.
- PONTOS FORTES X AMEAÇAS: estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
- PONTOS FRACOS X OPORTUNIDADES: estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
- PONTOS FRACOS X AMEAÇAS: estratégia defensiva com possíveis modificaçõesprofundas para proteger a empresa.
Exemplo:
FORÇAS:
Competências básicas em áreas- chave, recursos financeiros adequados, liderança/ imagem do mercado, acesso a economias de escala, posicionamento competitivo que gera barreiras à entrada de competidores, tecnologias patenteadas, vantagens em custo, campanhas publicitárias vencedoras, competência em inovação de produtos, vanguarda na curva deexperiência, gerência expediente, capacidade de fabricação superior.
OPORTUNIDADES:
Mudança de hábitos do consumidor, surgimento de novos mercados, diversificação do mercado, possibilidade de integração vertical, queda de barreiras comerciais, expansão do mercado, desenvolvimento de novas tecnologias, mudança na regulamentação, surgimento de novos canais de distribuição.
FRAQUESAS:
Falta de foco no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de negócios
  • gestao de negocios
  • Gestão de Negócios
  • Gestão de negócios
  • Gestão de negocios
  • gestao de negocios
  • Gestão de Negocios
  • Gestão de Negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!