Arroz

Páginas: 2 (489 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014

Da Monarquia à Republica: Momentos decisivos - Emília Viotti da Costa.
A autora nasceu em São Paulo, é formada pela Faculdade de Filosofa, Letras e Ciências Humanas de São Paulo. É autoratambém de outras obras como: A Abolição, Da Senzala à Colônia, Interpretações Contraditórias, Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue, Rebelião de Escravos de Demerara.
A história é basicamente desenroladano século XIX, porem, Emília busca referencias nos séculos anteriores para deixar evidente a influencia que as grandes revoluções ocorridos em outros países, principalmente na França, foramimportantes no processo de independência do Brasil.
O primeiro capitulo a autora fala de modo bem especifico e claro os acontecimentos anticoloniais no Brasil, que foram baseados no pensamento iluministafrancês e nos EUA. Muitos estudantes que viajavam para o exterior para completar seus estudos voltavam com pensamentos e ideias novas sobre a revolução francesa, que naquela época, já era um fatohistórico por ter ocorrido à muitos anos, porem desconhecido pela maioria da população por falta de informação. Emília fala que esses estudantes foram os principais propagonistas dessas ideias, espalhavamatravés de visitas intimas, em conversas com amigos e principalmente em sociedades secretas, que eram comuns na época, a autora destaca entre essas sociedades a maçonaria, que cresceu muito noBrasil nesse período; além disso em 1808 com a abertura dos portos e a vinda da família real para o Brasil devido as pressões sofridas em Portugal por Napoleão, muitos estrangeiros entraram no Brasil, oscontatos entre Europa e Brasil, fez com que as ideias revolucionarias se espalhassem e com isso o povo acreditava que com a independência iria surgir oportunidades para que as pessoas de cor tivessemposições superiores na sociedade e com isso a autora destaca sequencias de acontecimentos que ocorreram em diferentes partes do Brasil que pressionaram o governo português.
Devido as pressões,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arroz
  • Arroz
  • arroz
  • arroz
  • arroz
  • Arroz
  • O arroz
  • arroz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!