Arroz

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
| | | |
| |
Universidade Federal de Goiás
Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos
Industrialização de Produtos de Origem Vegetal
Teste de Qualidade do Arroz
Alunas: Alessandra Ferreira da Silva
Nayana Ribeiro Soares
Renata Visconde Brasil
Tatiana Valle Monturil
Tássia Melo Riciolli
Profª: Clarissa Damiani
Turma: A1
Goiânia, 20 de maio de 2010
Sumário
1. Introdução 022. Materiais e métodos03
2.1. Materiais03
2.2. Métodos03
3. Resultados e discussão04
3.1. Problemas observados na empresa06
3.2. Soluções06
4. Conclusão07
5. Referências bibliográficas07
1. Introdução
O arroz é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento, constituindo-se alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas. É uma cultura queapresenta grande capacidade de adaptação a diferentes condições de solo e clima. Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz se destaca pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto em nível econômico quanto social para os povos das nações mais populosas da Ásia, África e América Latina. Comparado com as demais culturas, o arroz se destaca em segundo lugar emextensão de área cultivada e é superado apenas pelo trigo. São considerados dois grandes ecossistemas para a cultura, que são o de várzeas e o de terras altas, englobando todos os sistemas de cultivo de arroz no país, sendo os principais o irrigado por inundação e o de sequeiro (VIEIRA, 1999).
Há milhares de anos o arroz é o alimento básico de mais da metade da população do mundo. Como a cevada e aaveia, o arroz cresce dentro de uma casca protetora, que tem que ser removida para que se possa utilizar o grão como alimento. Muitos nutrientes se perdem, como o farelo e os gérmens, que são removidos no processo de moagem para obter o arroz branco (KAHLON, 1995).
O arroz integral, que consiste de caroços intactos em camadas de farelo tem um valor nutritivo maior do que o arroz branco. O arrozbranco cultivado e processado é freqüentemente enriquecido com ferro (CALLEGARO, 1995).
O arroz deve ser cozido num volume de água que represente apenas o dobro do seu volume. Essa água será absorvida pelos grãos, garantindo a preservação do seu conteúdo nutricional (DOMENE, 1996).
O arroz paraboilizado é processado por um método tradicional há mais de dois mil anos: o grão inteiro éparboilizado, deixando a casca solta e, desse modo, facilitando a moagem (COELHO, 1999).
Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos. Meia xícara de arroz branco contém aproximadamente 100 calorias, enquanto o arroz integral pode ter de 105 a 110 calorias. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g na mesma quantidade dearroz branco. O arroz é o verdadeiro alimento básico no planejamento das refeições. Ele é um dos ingredientes dos pratos quentes e frios compostos de cereais para o café da manhã, uma base excelente para saladas e um acompanhamento natural para legumes, peixe, carne e queijo. O farelo de arroz também adiciona volume a biscoitos e pães O conteúdo de proteína de arroz, entre 2,0 e 2,5 mg por meiaxícara, fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos (TORIN, 1991).
As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína. (TORIN, 1992).
Como é de fácil digestão, é útil para restabelecer as funções intestinaisdepois de uma crise de diarréia, e muito raramente provoca alergias (DOMENE, 1996).
O objetivo do presente trabalho foi de determinar a índice de absorção de água (IA) tanto do arroz polido como do arroz parboilizado.
1. Materiais e Métodos
2.1 Materiais
1. 20 g de arroz parboilizado e 20 g de arroz branco polido;
2. 500 mL de água;
3. Colheres;
4. Papel toalha;
5....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arroz
  • Arroz
  • arroz
  • arroz
  • arroz
  • Arroz
  • O arroz
  • arroz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!