For A De Atrito

Páginas: 4 (864 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015

Força de Atrito
Física
A força de atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento.COMPARTILHE

CURTIDAS
0

Quando empurramos ou puxamos um determinado objeto tentando movê-lo, percebemos que existe certa dificuldade para colocá-lo em movimento. Essa dificuldade deve-se àforça de atrito, que é uma força que se opõe ao movimento de objetos que estão sob a ação de uma força. Ela age paralelamente à superfície de contato e em sentido contrário à força aplicada sobre umcorpo. Veja o exemplo de um bloco sobre uma superfície na figura abaixo:

A força de atrito age em sentido contrário ao da força que causa o movimento do bloco
A força de atrito age em sentido contrário aoda força que causa o movimento do bloco

A força de atrito deve-se à existência de rugosidades na superfície de contato do objeto com o solo. Essas rugosidades não são observadas macroscopicamente,mas são elas que dificultam o movimento. Observe na figura abaixo as irregularidades que existem no contato entre o bloco e a superfície:

A força de atrito deve-se às rugosidades da superfície e doobjeto
A força de atrito deve-se às rugosidades da superfície e do objeto

A força de atrito depende de dois fatores:

Do tipo dos materiais que estão em contato: cada material tem suascaracterísticas próprias, quanto mais “lisos” ou “polidos” estiverem os objetos em contato, menor será a força de atrito. Essa propriedade é definida numericamente pelo coeficiente de atrito, que pode ser dinâmicoou estático, possuindo um valor diferente para cada material.

Força normal: trata-se da reação normal à superfície sobre a qual o corpo está apoiado e depende do peso do objeto. Quanto maior fora força normal, maior será a força de atrito.

Existem dois tipos de força de atrito: Força de atrito estático e força de atrito dinâmico.

Força de atrito estático

Imagine que o bloco da figura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!