Atrito

Páginas: 4 (834 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
RESUMO

O experimento tem como objetivo mostrar a existência de uma força entre dois corpos que interagem entre si, essa força é chamada força de atrito.

INTRODUÇÃO

A muito tempo ospré-históricos quando descobriram o fogo também descobriram a força de atrito já que o choque entre duas pedras produzia faíscas, com isso os nossos primitivos deixavam folhas e galhos secos próximos as faíscasproduzidas para que o fogo fosse produzido. Podemos ainda observar o atrito em muitas outras coisas que fazemos como por exemplo: quando acendemos um fósforo, quando caminhamos, quando escrevemos,quando um motor de carro funciona e até mesmo quando soltamos um corpo no ar.[1]

A força de atrito existe somente quando acontece uma interação mecânica entre as superfícies de dois corpos ou atendência de movimento entre elas causada por outras forças externas, a energia produzida do movimento entre as superfícies são totalmente convertidas em forma de calor. Para o cálculo da força de atritoexistem, além da força normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito estático e coeficiente de atrito cinético, esses coeficientes dependem do material que compõem o corpo estudado.Todos os corpos que estudamos por mais liso que seja sua superfície possui uma rugosidade, essas rugosidades podem ser microscópicas ou macroscópicas.

Contudo, elaboramos dois experimentos, noprimeiro deixamos um bloco de madeira inicialmente parado sobre um plano inclinado, medimos o ângulo formado pela superfície do plano inclinado com a base quando o bloco começa a desenvolver ummovimento. Já no segundo tínhamos sobre uma bancada um bloco preso por uma corda que passa por uma roldana e se conectava ao outro bloco que encontrava-se suspenso, nesse segundo experimento calculamos adistância do bloco suspenso até o chão e o deslocamento do bloco sobre a bancada quando solto.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando um corpo encontra-se em repouso temos que a soma das forças atuantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!