ATRITO

Páginas: 13 (3117 palavras) Publicado: 16 de abril de 2015
INTRODUÇÃO

Quando os corpos sofrem a ação de uma força, geralmente tendem a oferecer uma resistência ao movimento devido a sua inércia. Porém, para alguns casos, a inércia tem menos relevância, dependendo das condições em que o objeto se encontra.





































DESENVOLVIMENTO
ATRITO

Atrito, em física é o componente horizontal da força de contato que atua sempre que doiscorpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade (rugosidade) dos corpos (vide figura "ilustrativa"). A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles. 

Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força decontato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito. Passar um dedo pelo tampo de uma mesa pode ser usado como exemplo prático: ao pressionar-se com força o dedo sobre o tampo, o atrito aumenta e é mais difícil manter o dedo se movendo pela superfície.

Entretanto, ao contrário do que se poderia imaginar, mantidas as demais variáveis constantes, a força de atrito não depende da área de contatoentre as superfícies, apenas da natureza destas superfícies e da força normal que tende a evitar que uma superfície "penetre" na outra.

A energia dissipada pelo atrito é, geralmente, convertida em energia térmica e/ou quebra de ligações entre moléculas, como ocorre ao lixar alguma superfície.

COEFICIENTE DE ATRITO

O Coeficiente de atrito, geralmente representado pela letra μ, é uma grandezaadimensional (não apresenta unidade de medida) que relaciona a força de atrito e a força de compressão entre dois corpos. Esse coeficiente depende dos materiais envolvidos; Por exemplo, o coeficiente de atrito entre asfalto e borracha é alto enquanto o coeficiente entre gelo e aço é baixo.

O coeficiente de atrito entre duas superfícies é uma grandeza empírica, ou seja, ela é determinada a partirde dados experimentais, e por isso representa uma predição aproximada da relação entre a força de atrito e a força de compressão.

Pode ser diferenciado em coeficiente de atrito dinâmico ou de atrito estático de acordo com a situação na qual se determina tais coeficientes:
Coeficiente de atrito dinâmico ou cinético: presente a partir do momento que as superfícies em contato apresentam movimentorelativo. Relaciona a força de atrito cinético presente nos corpos que se encontram em movimento relativo com o módulo das forças normais que neles atuam. Representado por .

Coeficiente de atrito estático: determinado quando as superfícies em contato encontram-se em iminência de movimento relativo, mas ainda não se moveram. Relaciona a máxima força de atrito possível (com as superfícies aindaestáticas uma em relação à outra) com a(s) força(s) normal(is) a elas aplicadas. Para efeito de diferenciação, é representado por .

Comparando-se os módulos dos dois coeficientes, no contato entre superfícies sólidas o coeficiente de atrito cinético será sempre menor (mas não necessariamente muito menor) que o coeficiente de atrito estático:



No caso de deslizamento sobre fluidos chamadosnão-newtonianos essa relação pode mudar, enquanto sobre fluidos newtonianos,  independe da condição de movimento.

ATRITO DINÂMICO OU CINÉTICO

Chama-se de força de atrito dinâmico a força que surge entre as superfícies que apresentam movimento relativo de deslizamento entre si. A força de atrito dinâmico se opõe sempre a este deslizamento, e atua nos corpos de forma a sempre contrariá-lo (tentarimpedi-lo), mas nem sempre mostra-se oposta ao movimento observado do corpo. Considere um menino que puxa um pequeno caminhão, que tem sobre sua caçamba um pequeno cubo de madeira.

A força responsável por colocar o cubo em movimento quando o menino puxa bruscamente o caminhão, fazendo o cubo escorregar pela caçamba, é a força de atrito, que neste caso atua na direção do movimento do cubo - quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!