estudo de caso - Magazine Luiza

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
Este trabalho tem como objetivo analisar qual o segredo da empresa Magazine Luiza para conseguir crescer e chegar ao topo como uma empresa bem sucedida e bem vista pela sociedade.

O Estudo de Caso aborda temas como: Crescimento da empresa baseado nas estratégias com os colaboradores, aborda exemplos de pessoas que vivem dentro deste ambiente e contam como se sentem ao terem a oportunidade dedemonstrar suas habilidades, fala também dos valores estabelecidos pela empresa e mostra um pouco de acontecimentos cotidianos criados para introduzir o funcionário nas escolhas da empresa.



















Questões para o estudo de caso

A: Relações Interpessoais e Grupos:
1. Releia os conceitos sobre as necessidades interpessoais propostas por Schutz, a saber: inclusão,controle e afeição. “Eu escolhi trabalhar aqui”, diz ela. Por quê? “Porque aqui me sinto importante, inteligente e diferente”, diz Marina das Graças Ferreira. Agora, com seus conhecimentos, descreva como tais necessidades podem ser identificadas na forma de gestão da Magazine Luiza. Cite exemplos da própria empresa e justifique.
A forma de gestão criada pelo Magazine Luiza é composta porelementos que mostram relações interpessoais. Luiza Helena ao inovar criando um ambiente favorável, deu aos seus funcionários a oportunidade de controle, pois ao permitir que eles participem das decisões e tivessem a responsabilidade por seus atos, fez com que eles fossem capazes de respeitar o próximo e merecessem o respeito também. Deu também a oportunidade de inclusão, exemplo o caso da vendedoraMarina, que nunca trabalhou mas teve a sua auto-estima elevada ao ter a chance de demonstrar suas qualidades, e hoje é uma das maiores vendedoras da sua região.

2. Com relação ao conceito de grupo estudado em sala, vimos que a empresa investe esforços para construir uma visão de conjunto e unidade. “O Magazine realiza o chamado Encontrão, quando todos os funcionários – de todas as lojas – sereúnem num domingo para discutir o futuro da companhia”. Como a área de RH pode e deve garantir a manutenção da visão de grupos e equipes e da produtividade coletiva, se a mesma empresa remunera por metas individuais (pelos resultados das vendas de cada colaborador) e metas de lojas? Justifique. E como esse evento pode fortalecer uma referida etapa do ciclo de maturidade de grupos?
A área de RH devefuncionar de forma estratégica, fazendo com que seus funcionários busquem tanto o objetivo profissional como o individual. De acordo com o autor Chiavenato, as organizações são formadas por pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões, já para os funcionários as organizações constituem o meio pelo qual eles podem alcançar seus objetivos pessoais em um determinadotempo. Ou seja, o RH tem o papel de elaborar planos visando o objetivo da organização e o bem estar dos funcionários, logo o RH pode e deve realizar um trabalho motivador trazendo resultados positivos.

B: Diferenças Individuais e Vida Afetiva.
1. “70% de seus rendimentos variáveis dependerão de seu próprio desempenho”. Como a organização “Magazine Luiza” pode se beneficiar do conhecimentosobre os perfis de personalidade e de inteligências para compor o seu quadro de pessoal? Cite exemplos.
Analisando os perfis de personalidade e de inteligência dos seus funcionários eles criam um quadro de acordo com a facilidade de cada um, ou seja, se um individuo tiver uma forte inteligência em determinada área deve ser incentivado a desenvolver esta capacidade, facilitando a organização e aharmonia do negócio. Exemplo o caso da vendedora Marina que tem melhor habilidade social, tem um melhor desempenho em grupo e tem bom relacionamento com os colegas de trabalho, por isso, após ter esta habilidade em evidência até foi eleita por seus colegas ao conselho da loja onde trabalha, ajudando na administração.

2. “Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você”. Este principio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso magazine luiza
  • Estudo de caso Magazine luiza
  • Estudo de caso: magazine luiza
  • Estudo de Caso: Magazine Luiza
  • Estudo de caso magazine luiza
  • Estudo de caso Magazine Luiza
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso Magazine Luiza e o e-commerce no

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!