Custo de Capital

Páginas: 115 (28635 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
O conceito de custo de capital está presente na literatura sobre finanças há tempos e sua definição representa um dos pontos mais importantes numa análise adequada de projetos de investimento e avaliação de desempenho de empresas. Com a crescente globalização e integração dos mercados financeiros mundiais, as empresas têm a possibilidade de captar recursos à custos e prazos mais favoráveis doque os oferecidos no mercado doméstico, conseguindo, dessa forma, reduzir seu custo de capital e melhorar sua posição competitiva; haja visto que, numa economia globalizada onde a concorrência não é limitada por fronteiras, reduções no custo de financiamento podem representar uma vantagem competitiva importante. Assim,num mercado global o custo de capital impacta a capacidade da empresa reagir àconcorrentes que dispõem de acesso à melhores fontes de financiamento.
Implícita em toda discussão sobre custo de capital está o conceito de criação de valor para os acionistas, que ocorre quando o retorno sobre capital investido é superior ao custo de capital. A existência desse spread positivo é que gera valor, e não o simples crescimento da empresa.
A criação de valor se torna ainda maisimportante quando consideramos o atual estágio de desenvolvimento dos mercados financeiros. As empresas que auferirem retornos insatisfatórios ou não distribuírem aos acionistas o caixa para o qual não encontram oportunidades rentáveis de investimento, estão sujeitas a se tornarem candidatas a takeover, dada a grande liquidez e disponibilidade de fundosno segmento de transações corporativas.
Os modelos mais utilizados para identificação de criação ou não de valor pela empresa são o Fluxo de Caixa Livre Descontado (FCLD) e o Lucro Econômico. Embora chegue ao mesmo resultado que o modelo de FCLD, o modelo de Lucro Econômico, também conhecido por EVA(Economic Value Added), tem a vantagem de permitir umaavaliação mais adequada do desempenho da empresa ano a ano. O conceito de EVA, popularizado pela empresa de consultoria Stern Stewart Management Services, apenas estende para avaliação de desempenho o imperativo de obter retornos superiores ao custo de capital. O apelo dessa abordagem é a possibilidade de integrar três funções administrativas importantes,que são o orçamento de capital, avaliação de desempenho e remuneração e, com isso, orientar a atuação da Administração.
Uma consequência adicional do foco na criação de valor é forçar a empresa a desenvolver uma visão de longo prazo, pois a avaliação de uma estratégia corporativa requer que sejam feitas previsões sobre os fluxos de caixa futuros associadosà essa estratégia. Assim, o Fluxo de Caixa Livre Descontado e, por consequência, o custo de capital, são conceitos integrados às formulações estratégicas da empresa, influenciando o seu alinhamento em torno de suas core competências. Ademais, o custo de capital orienta a tomada de decisão pois, embora sejam o crescimento e o retorno sobre o capitalinvestido os responsáveis pela criação de valor, o crescimento só agrega valor quando esse retorno é superior ao custo de capital.
A importância do custo de capital é também verificável do ponto de vista de fluxo de capitais, a nível nacional e internacional. Se o retorno sobre capital investido obtido pela empresa for positivo mas inferior ao seu custo de capital, aempresa poderia ser classificada como rentável, mas não estaria gerando um retorno compatível com o que os fornecedores de capital exigem dela. Nesse caso haveria destruição de valor e, na continuidade dessa situação, a empresa poderia encontrar dificuldades em obter capital, o que comprometeria sua sobrevivência a longo prazo.
Logo, se o capital não for adequadamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custo de Capital
  • CUSTO DE CAPITAL
  • Custo do capital
  • Custo de Capital
  • Estrutura de capital e custo de capital
  • custo de capital
  • Custo de Capital
  • custo de capital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!