epicurismo

Páginas: 4 (843 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Colégio SESI Bocaiuva do Sul – PR
Equipe: Coliseu








Epicurismo
Orientador: Prof. Rudinei
Filosofia







Março/2014
Introdução:
Neste trabalho de pesquisa iremosabordar o tema “Epicurismo” que foi uma linha de pensamento filosófico criado pelo filosofo Epicuro de Samos (341 – 271 a.C.) que muito se assemelha com outra linha de pensamento filosófico o “Hedonismo”.Epicuro:
Epicuro nasceu, de pais atenienses, na ilha de Samos, em 342 ou 341 a. C., e morreu em Atenas, em 271 ou 270 a. C. Para o historiador DiógenesLaércio, em cuja obra se encontram as principais informações disponíveis sobre Epicuro, a filosofia despertou-lhe o interesse precocemente, em plena adolescência.

Ainda jovem, Epicuro se transferiu deSamos para Teos, onde estudou com um discípulo de Demócrito. A mudança para Atenas ocorreu em 323 a. C. Nessa época é que ele deve ter ouvido os ensinamentos de Xenócrates, sucessor de Platão naAcademia. Em seguida, viajou provavelmente durante anos, tendo ensinado em Mitilene e Lâmpsaco. Voltou a Atenas só em 306 a. C., quando comprou o seu famoso "jardim". Ali viveu com os amigos e criou aescola que dirigiu até seus últimos dias.
Epicurismo:
Duas linhas de pensamento Filosófico do período helênico questionaram a busca do homem pela felicidade. Onde encontramos a felicidade, no prazer ouna virtude?
De acordo com o Hedonismo, o sentido da vida esta em encontrar a felicidade no prazer. O homem busca incansavelmente satisfazer as suas vontades, que normalmente, estão ligadas aosdesejos, físicos ou materiais. Ao termos um objetivo temos a sensação de euforia, alegria, entusiasmo, isso nos proporciona prazer. Sendo assim, ficamos felizes quando conseguimos concretizar nossosobjetivos. Assim a felicidade está no prazer de conquistar desejos e realizar sonhos.
Já o Epicurismo discorda, dizendo que a felicidade está em se tornar um homem virtuoso, com culturas elevadas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epicurismo
  • EPICURISMO
  • Epicurismo
  • epicurismo
  • Epicurismo
  • Epicurismo
  • Epicurismo
  • Epicurismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!