ENZIMAS BIOQUIMICA

Páginas: 31 (7566 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

INTRODUÇÃO:


Definir enzimas é muito complexo, porque já existem aquelas definições no qual, não podemos modificar o conceito, porque qualquer alteração, daríamos outro sentido nas definções existentes.

Entretanto, sabemos que, as células possuem de 2000 a 3000 enzimas diferentes em cada uma e que cada enzima exerce um tipo de atividade e função, não são iguais, as célulasusam a informação dos nossos genes para fabricar proteínas, a enzima é uma dessas proteínas.

Células diferentes possuem enzimas diferentes, elas possuem várias funções e amplo é o campo de suas aplicações, entretanto, o seu mais importante objetivo, é regular o metabolismo e as funções de todos organismos vivos, podemos também, encontrar enzimas em alimentos.
Quando se diz que,via de regra, as enzimas são consideradas proteinas complexas, é porque elas estão presentes em todos seres vivos e em várias áreas como: biotecnologia, farmacologia, medicina humana e medicina veterinária, medicina ortomolecualr diagnósticos clinicos, biologia molecular, microbiologia, bioquímica, quimica inorgânica e quimica orgânica, cosmetologia, estética e em diversas áreasindustriais -alimento, têxtil, limpeza, entre outros.
Logo, enzimas são proteínas com atividade biológica e catalítica, devido ao seu poder de ativação específica e conversão de substrato em produto.
As enzimas são consideradas como proteínas, mas há quem afirme que, nem todas as proteínas são enzimas. Bem temos o seguinte: enzimas são proteínas com função catalítica e as proteínas nãoconsideradas como como enzimas, tem funções específicas estruturais, como sistemas contráteis, armazenamento, veículos de transporte, hormônios, anti-infecciosas, nutricionais etc...
PROTEÍNAS:
São formadas pelo encadeamento de aminoácidos , bem como também, são formadas por compostos orgânicos de alto peso molecular. Os compostos orgânicos são mais abundantes de matérias vivas, essescompostos representam50 a 80% do peso seco da célula.
Sabemos que o excesso de proteínas pode se transformar em gorduras, mas também , a falta de proteínas causa: Debilidade, edemas, insuficiência hepática, apatia e até baixa das defesas do organismo.
As proteínas são de grande importância para todos os seres vivos, atuam como reguladoras de um conjunto complexo de reações, são portanto,consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular, mas, para chegarmos a estes conceitos foram anos e anos pesquisas pelos ilustres mestres abaixo relacionados:

Esses mestres , conquistaram o mundo da ciência, pois, levaram séculos de estudos para se chegar a uma definição sobre as enzimas e proteínas e suas devidas funções de forma objetiva e subjetiva. Eles foram omarco histórico, onde evidenciaram o conhecimento e o controle da atividade enzimática que hoje se emprega rotineiramente.

HISTÓRICO:

Eduard Buchner- final do século XVII e início do século XVIII, descobriu que os extratos de levedo podiam fermentar o açúcar até álcool e provou que as enzimas envolvidas na fermentação continuavam funcionando mesmo quando removidas das células vivas. Estadescoberta valeu-lhe o prémio Nobel de Química em 1907.


Louis Pasteur- século XIX, ele afirma que, esses fermentos as enzimas, eram inseparáveis da estrutura das células vivas do levedo.


Wilhelm Kühne - em 1878, afirmou que as enzimas, eram as proteínas com capacidade catalítica, enquanto que o termo "fermento" se refere à actividade exercida por organismos vivos.


James B. Sumner-em 1926, afirmou que a natureza das enzimas eram as proteínas, associadas à actividade enzimática, apenas eram o suporte da verdadeira enzima, e, por si próprias, incapazes de catálise.


Northrop e Stanley- em 1930, com o estudo de três enzimas digestivas, a pepsina, a tripsina e a quimotripsina, pelo que receberam o Prémio Nobel da Química em 1946.


John Burdon Sanderson Haldane-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enzimas bioquimica
  • Enzimas
  • Bioquimica
  • Bioquímica-Enzimas
  • Bioquímica
  • Bioquímica Enzimas
  • Enzimas
  • Bioquímica Enzimas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!