Nietzsche

Páginas: 22 (5341 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A citação completa de Nietzsche é: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para dentro de um abismo, o abismo olha para dentro de você."

Nietzsche não diz apenas “olhar para dentro do abismo”, mas “olhar demoradamente para dentro do abismo”, ou seja olhar o tempo suficiente para que nossos sentidos se quedem diante dainutilidade de tentar divisar e referenciar o nada.
O abismo pode se referir a nós mesmos, ao nosso interior, no sentido de, subsconciencia, uma mente existente operando fora das consciencia, reprimida pela consciencia, uma vez que o abismo seja o verdadeiro humano, teremos a possibilidade de encontrar o que talvez não achamos que somos, algo mais próximo de um ser instintivo, um animal, e que nãose concilia com a nossa consciência, pois a partir do momento no qual olhamos demoradamente dentro de um abismo, não temos mais figura, e o fundo nos engole, como se olhassemos por um espiral, tentando entender, dar significado, para lentamente ir perdendo os referenciais linguisticos, simbolicos, ficando expostos a um sentir, sem palavras imagens ou conceitos.

Encontramo-nos no nó de umaampulheta, que é a nossa consciência, condenados a assistir a passagem dos mesmos grãos de areia, de um lado para o outro da ampulheta, sem jamais poder divisar o que há fora da ampulheta, que apenas instituimos.
"Tenho alguma coisa como "influência" ... Na correspondência Anti-semita ... meu nome é mencionado em quase todas as questões. Zaratustra ... tem encantado os anti-semitas; há umainterpretação especial anti-semita dele que me fez rir muito."
- I have somehow something like "influence" ... In the Anti-Semitic Correspondence ... my name is mentioned in almost every issue. Zarathustra ... has charmed the anti-Semites; there is a special anti-Semitic interpretation of it that made me laugh very much.
- como citado em Idea of Anti-Semitism Filled Nietzsche With Ire and Melancholy" inThe New York Times (19 December 1987)
"Opiniões públicas - preguiças privadas."
- Nietzsche citado em Convivium - Volumes 33-34 - Página 57, Editora Convívio., 1990
Obras[editar]
"Em uma grande vitória, o que existe de melhor, é que ela tira do vencedor o receio de uma derrota."
- Das Beste an einem großen Siege ist, daß er dem Sieger die Furcht vor einer Niederlage nimmt.
- Nietzsches Werke‎- Página 183, Friedrich Wilhelm Nietzsche - Alfred Kröner, 1921 - 376 páginas
"As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física."
- Frauen können recht gut mit einem Manne Freundschaft schliessen; aber um diese aufrecht zu erhalten - dazu muss wohl eine kleine physische Antipathie
-Nietzsche's Werke - Volume 2 - página 303, Friedrich Wilhelm Nietzsche - C.G. Naumann, 1900
"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte".
- Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.
- Friedrich Nietzsche, Götzen-Dämmerung - Sprüche und Pfeile, 8
Genealogia da Moral[editar]
"Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmo somos desconhecidos."
- Prólogo - § 01"Perguntemo-nos quem é propriamente 'mau', no sentido da moral do ressentimento. A resposta, com todo o rigor: precisamente o 'bom' da outra moral."
- Primeira dissertação - § 11
"A visão do homem agora cansa - o que é hoje o niilismo, se não isto?... Estamos cansados do homem..."
- Primeira dissertação - § 12
"Esquecer não é uma simples vis inertiae [força inercial], como crêem ossuperficiais, mas uma força inibidora ativa, positiva."
- Segunda dissertação - § 01
"Não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento."
- Segunda dissertação - § 01
"Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-força social, o homem foi realmente tornado confiável."
- Segunda dissertação - § 02
"Quanto sangue e quanto horror há no fundo de todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!