Nietzsche

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Resumo apresentação Nietzsche – Intempestiva,visão de Nietzsche sobre a existência e os problemas discutidos por ele sobre o rumo da sociedade.



Nietzsche rompeu também com a relação entre a Filosofia e a História que havia sido estabelecida por Hegel, entendida esta última como uma crônica da racionalidade. Considerava que "o excesso de história" parecia "hostil e perigoso à vida",limitador da ação humana, inibindo-a. Devia-se ousar, avançar perigosamente para o ilimitado, porque a racionalização histórica levava o homem a "perder-se ou destruir seu instinto fazendo com que ele não ouse soltar o freio do 'animal divino' quando a sua inteligência vacila e o seu caminho passa por desertos. O indivíduo torna-se então timorato e hesitante e perde a confiança em si..." terminando porfazer com que "a extirpação dos instintos pela história transforma os homens em outras tantas sombras e abstrações."
A idéia da necessidade da formação de uma nova elite - não contaminada pelo cristianismo e pelo liberalismo - e que ao mesmo tempo os transcendesse, acometeu Nietzsche desde muito cedo. Pode-se dizer que já pensava assim nos seus tempo do internato em Pforta. Já naquele tempomostrou-se obcecado pela formação de uma seleta falange intelectual responsável pela transmutação de todos os valores, cuja obrigação e dever maior era a proteção de uma cultura superior ameaçada pela vulgaridade democrática.
Basicamente Nietzsche via a história como algo que não poderia ficar preso ao passado nem com uma visão futurística,ele rompia com os pensamentos de Kant e Marx que pretendiamseguir um rumo ambos futurísticos,visando a melhora da sociedade,Kant para o estado de direito e Marx para o Comunismo,a quebra da propriedade privada para a associação dos trabalhadores livres no qual tudo era de livre e havia uma inexistência de classes sociais e de propriedade privada e de um estado.
Nietzsche fala totalmente contra ambos filósofos pois ele vê a mudança,vê a história como algono presente,não como algo a mudar e sim algo em mudança,ele vê a impotência da História em ver o passado,pois assim ficava preso aos acontecimentos sem coragem de mudar o próprio presente,que era o ponto mais importante da filosofia dele era tocar no presente,era falar do presente,como algo importante,muito mais que o passado e futuro,ele via a sociedade não como uma evolução linear e sim como umaevolução circular,no qual a sociedade podia caminhar para o bem e para o mau também,não tinha certeza sobre nada,o que era importante era o presente,não o futuro,o futuro era algo a ser alcançado e sem a vivencia,a luta no presente não se poderia conseguir alcançar esse ponto,ele falava que o homem tem que se desvincular do passado e ser forte para esquecer e superar,podemos fazer uma ponte com osuper homem que ele menciona em uma de suas obras,o super homem nada mais é que o homem alem de seu tempo,o homem forte,o homem que supera o passado e vive o presente sem medo de criticar,ele usou muito para criticar o cristianismo termos semelhantes pois ele se considerava ateu,e fala que ‘por mais longe que o homem vá,por mais depressa que corra,as algemas o seguem-no’,a dificuldade do homem desair do passado é extremamente forte e só a superação faz o homem verdadeiramente,em plenitude,poder modificar o possível estado que ele esta,era principalmente um cara que via não uma teleologia histórica mas sim um rumo que o homem não tem no qual escapar e não tem certeza de onde ira.
Na visão de Nietzsche o ser humano superior não deveria se unir a outro ser humano que não fosse igualmentesuperior. Em sua visão, o amor é impedimento ao bom senso e o homem não deveria tomar decisões que afetem sua vida, em momentos de paixão, devendo o amor ser deixado para a ralé ou classe menos favorecida, cabendo ao ser superior, o super homem, unir-se com outro ser superior, para assim, dar seguimento ao desenvolvimento da raça e não apenas sua reprodução.O super homem idealizado por Nietzsche...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche
  • Nietzsche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!