solo

Páginas: 8 (1957 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014




Exercícios química do solo
1) Apresente um conceito de solo.
R: Solo é o corpo natural da superfície terrestre, constituído de materiais minerais e orgânicos resultantes das interações dos fatores de formação (clima, organismos vivos, material de origem e relevo) através do tempo, contendo matéria viva e em parte modificado pela ação humana, capaz de sustentar plantas, de reter água,de armazenar e transformar resíduos e suportar edificações.
(Soil Survey Staff, 1975); (Prof. Line, Power PointAula2013).

2) Defina textura de um solo.
R: A textura ou granulométrica refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo, A textura do solo corresponde à proporção existente no solo de partículas minerais de diferentes tamanhos, com dimensões inferiores a 2 mm (terra fina):areia (entre 2 e 0.02 mm),
limo (entre 0.02 e 0.002 mm)
argila (menor que 0.002 mm).
De acordo com essa proporção, o solo pode ser classificado em diferentes classes.
A textura pode ser determinada por análise mecânica, granulométrica ou textural (em laboratório) ou manualmente (textura de campo).

3) Justifique o fato de o solo ser um sistema aberto e heterogêneo espacial etemporalmente.
R: O conhecimento da variabilidade dos atributos do solo sob diferentes usos e manejos constitui-se numa importante meta para que se possa empregar manejo mais adequado, considerando a aplicação de fertilizantes, estratégias de amostragem e planejamento de delineamento de pesquisa em campo (Bhatti et al., 1991). A variabilidade espacial dos solos surge desde a sua formação e continua apóseles atingirem estado de equilíbrio dinâmico. Por ser o solo um sistema extremamente heterogêneo, o conhecimento de sua variabilidade espacial é imprescindível, devendo ser considerado no momento
da amostragem. Devido às várias combinações a que estão sujeitos os elementos do solo e às constantes
reações químicas que ocorrem na solução do solo, os atributos químicos apresentam maior variação do queos físicos e, conseqüentemente, necessitam de maior número de amostras para estimá-los dentro da mesma área (Beckett & Webster, 1971; Jacob & Klutte, 1976).

4) Diferencie rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

R: As rochas dividem-se em três grupos:

· Magmáticas – provenientes do arrefecimento e solidificação do magma.
As rochas magmáticas formam-se quando o magma em fusãoarrefece e solidifica. Arrefece-se rapidamente, os minerais não têm tempo de se desenvolverem originando rochas extrusivas ou vulcânicas. Se, pelo contrário, o magma arrefece lentamente, permite a cristalização e crescimento de todos os minerais, formando-se rochas intrusivas ou plutónicas.

· Metamórficas – resultam de modificações, no estado sólido, devido à pressão e temperatura.
São rochas queresultam da alteração de outras rochas. As transformações, físicas e químicas sofridas, passam pela existência de agentes de metamorfismo. Estes são fundamentalmente: a pressão e a temperatura.
O metamorfismo resulta na transformação de rochas preexistentes, quando submetidas a pressões e temperatura elevadas, associadas ao fator tempo. Estes agentes de metamorfismo atuam sobre as rochasprovocando alterações na sua composição mineralógica. Neste processo, formam-se novos cristais e a orientação dos cristais é modificada.

· Sedimentares – resultam da deposição dos sedimentos que posteriormente experimentam diagénese,
As rochas sedimentares resultam da alteração e fragmentação de outras rochas. Os materiais resultantes da degradação, alteração mineralógica e dissolução de certassubstâncias, os sedimentos, são transportados, acumulando-se, geralmente, em locais, mais baixos: vales, lagos e oceanos.



5) Defina “perfil” e “horizonte” do solo.
R: PERFIL DO SOLO: Seção vertical que, partindo da superfície,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos
  • Solos
  • solos
  • O solo
  • solo
  • Solos
  • Solo
  • Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!