Entenda A Estrutura Da Disserta O

Páginas: 3 (582 palavras) Publicado: 24 de março de 2015
Entenda a estrutura da dissertação (e veja como planejar a sua)
Ana Lourenço | 18/03/2015
Um grande sábio já disse: organização é o segredo para atingir o sucesso. Brincadeira, inventei essa fraseagora, mas ela não deixa de ser verdade. Assim, se você quer arrasar na redação, uma das primeiras coisas que deve aprender é a organizar e estruturar o seu texto. Não é difícil. 
Primeiro, vamosentender como a dissertação funciona. Ela é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Introdução
É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação.A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar fatos que comprovem sua tese.
Atenção: A tese não deve ser confundida com o tema. Ela é umaproposição sobre o tema, um posicionamento claro e fácil de ser absorvido pelo leitor, em torno da qual se desenvolvem os argumentos que tentam comprová-la.
Desenvolvimento
Os parágrafos dedesenvolvimento são os que vão dar sustentação à tese apresentada na introdução. É esse o momento de justificar, demonstrar, provar as declarações feitas na introdução. Os parágrafos de desenvolvimento devem sermarcados pela progressão, ou seja, o texto deve ser construído de forma que vá apresentando novas informações, claras e pertinentes. Ou seja, nada de enrolação ou de repetição desnecessária do que jáfoi dito! Para facilitar sua argumentação, você pode separar o desenvolvimento de cada ideia em um parágrafo diferente.
Mas além de apresentar fatos que fundamentem a sua dissertação, é importante quevocê também aponte argumentos contrários e que aponte porque, de acordo com a sua tese, eles não são verdadeiros. Afinal, dissertação não é um artigo de opinião, o que significa que as opiniõescontrárias também devem ser consideradas.
Conclusão
Parte final do texto. Mas é preciso que uma coisa fique clara: concluir não é simplesmente “terminar” o texto. A conclusão é feita de comentários que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exemplo Estrutura Disserta O
  • Entenda o que ...
  • Entenda O Que
  • disserta
  • Disserta O
  • Disserta O
  • A Disserta o
  • Disserta O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!