Identitifique argumentos

3875 palavras 16 páginas
___________________________________________________________
1. Identifique e destaque as partes de um parágrafo nos seguintes textos:

a) As pedras preciosas, por várias razões, ocupam o principal lugar entre os objetos de adorno usados pelo homem. Têm uma beleza inerente; o trabalho cuidadoso do joalheiro só realça suas qualidades naturais. São pequenas e portáteis. Sua aparência - seu brilho, sua luz, sua cor rica e viva - convida o olhar e o tato. Por isso, exercem sobre nós um justificável fascínio.

b) Um bom goleiro tem de ser alto, ágil, frio e decidido. A altura é fundamental para disputar com o adversário as bolas lançadas sobre a pequena área. Deve ser ágil porque precisa mover-se constantemente, com extrema rapidez, de um canto a outro dos quase oito metros de sua trave. Sendo ele o último obstáculo entre o adversário e o gol, deve manter, ao longo dos noventa minutos, por mais importante que seja o jogo, a frieza para enfrentar as situações de perigo. Por fim, todo gesto que fizer deve ser cheio de precisão, pois o adversário está sempre à espreita da menor hesitação do goleiro para marcar.

c) A principal diferença entre escrever e falar é o tempo de que se pode dispor para fazer uma coisa e outra. Não é de estranhar, portanto, que essas atividades exijam habilidades diferentes. Fala bem quem consegue organizar o maior número de idéias no momento da fala. Escreve bem quem é capaz de registrar, com precisão, clareza e organização, as idéias que pretende transmitir a seu leitor, não importando o tempo que leve para fazer isso.

d) A prática da redação é muito importante para a formação profissional. Não é apenas por causa da necessidade de redigir cartas, relatórios, ofícios e, eventualmente, artigos que um agrônomo, por exemplo, precisa saber escrever. A prática da redação é fundamental porque é um excelente treinamento para a organização do raciocínio e para o desenvolvimento da capacidade de se expressar.

COERÊNCIA E COESÃO
A coesão

Relacionados