Educador Fisico

Páginas: 4 (912 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
Existem algumas semelhanças entre as articulações das extremidades superiores e inferiores, porém os membros superiores são mais especializados nas atividades que exigem grandes amplitudes demovimento

Por outro lado, a extremidade inferior é bem equipada para suas funções de sustentação do peso corporal e da locomoção. Além dessas funções básicas, atividades como marcação de um gol,salto em distância ou de salto em altura e manutenção do equilíbrio com apoio na ponta dos pés (ex: bailarinas) são realizadas graças a movimentação proporcionada pelo quadril.



A cartilagemarticular cobre ambas as superfícies articuladas do quadril. A cartilagem no acetábulo é mais espessa em sua periferia, onde se funde com uma reborda, ou lábio, de fibrocartilagem que contribui paraestabilidade da articulação. O acetábulo proporciona também um encaixe muito mais profundo que a fossa glenóide da articulação do ombro e, portanto, a estrutura óssea do quadril é muito mais estável oumenos propensa a luxar do que a do ombro.


O quadril é uma articulação esferoidal (do tipo bola e encaixe). A bola é a cabeça do fêmur. O encaixe é o acetábulo côncavo, que forma um ângulo obliquoe direção anterior, lateral e inferior.



Vários ligamentos volumosos e resistentes também contribuem para a estabilidade do quadril. O ligamento ilofemoral ou em Y, que é muito resistente, e oligamento puberofemoral fortalecem a cápsula articular anteriormente, com o reforço posterior por parte do ligamento isquiofemoral.
A tensão nesses ligamentos principais atua rodando a cabeça dofêmur dentro do acetábulo durante a extensão do quadril, como ocorre quando uma pessoa passa da posição sentada para ereta. Dentro da cápsula, o ligamento redondo proporciona fixação direta da rebordado acetábulo à cabeça do fêmur.
À semelhança da articulação do ombro, várias bolsas estão presentes nos tecidos circundantes e ajudam na lubrificação. As mais proeminentes das bolsas são as so...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educador Fisico
  • educador físico
  • educador fisico
  • Educador Fisico
  • Educador Físico
  • educador fisico
  • Educador físico
  • Educador Físico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!