Desenvolvimento Cognitivo

Páginas: 15 (3633 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
Introdução
Desenvolvimento cognitivo, é o desenvolvimento da capacidade mental da pessoa para pensar, raciocinar, interpretar, compreender, adquirir conhecimento, lembrar, organizar informação, analisar e resolver problemas. O desenvolvimento cognitivo tenta explicar como é que os seres humanos adquirem conhecimento acerca de si próprios, dos outros e do mundo que os rodeia ( McCowan, Driscoll,Roop, Saklofske, Schewean, Kelly e Haines, 1999).
“O estudo do desenvolvimento cognitivo engloba: o estudo de como o pensamento se modifica ao longo da vida e o estudo de como as habilidades mentais se formam e alteram com a maturação e aprendizagem” (Pinto, J., 2010, pp. 204)
É necessário para o início do estudo das Teorias do Desenvolvimento a definição de cognição, maturação eaprendizagem.
Cognição tem por base um conjunto de processos que incluem a atenção, a memória, a capacidade de tomar decisões, produção e entendimento da linguagem e aprendizagem. É no córtex cerebral, uma fina camada de substância cinzenta que reveste a substância branca cerebral, que são interpretados os estímulos e tomadas decisões baseadas na vontade. O córtex cerebral atingiu o seu máximodesenvolvimento na espécie humana, apresentando uma estrutura bastante complexa. (Sternberg, R., 2000, pp. 39)
Maturação consiste em tornar funcionais todas as estruturas que só existem a nível potencial. Significa o processo segundo o qual o sujeito atinge a plenitude das suas capacidades mentais. Importa realçar que o processo de maturação determina conotações de aumento da complexidade funcional eestrutural de qualidade, sendo o aspecto qualitativo determinante.
Alguns psicólogos dão maior importância à maturação e outros privilegiam a aprendizagem.
Aprendizagem é um fenômeno relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. Sendo umfenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência.
A teoria do desnvolvimento cognitivo ficou marcada por dois nomes incontornáveis: Jean Piaget e Lev Vygotsky. No entanto, nenhuma das teorias explicou todos os aspectos do desenvolvimento cognitivo e ambas têm pontos positivos e negativos.
Teoria do DesenvolvimentoCognitivo de Jean Piaget
Piaget tomou por base o conceito pré-existente de adaptação biológica e aplicou a sua teoria de que o ser humano desenvolve a sua inteligência à medida que vai amadurecendo. Este definiu inteligência como a capacidade de adaptação de um organismo ao ambiente envolvente. Uma das características inerentes à teoria de Piaget é que este separa o processo cognitivo dodesenvolvimento da inteligência em aprendizagem e desenvolvimento. A aprendizagem, segundo este psicólogo, pode ser adquirida através de dois processos: assimilação e acomodação. O primeiro conceito é definido como uma resposta a um novo acontecimento seguindo um esquema pré-existente. A acomodação consiste na alteração ou modificação de um esquema pré-existente para que seja possível à criança lidar com umnovo evento da melhor forma. (Brennan, J., 2003, pp. 307)
Esta teoria divide o desenvolvimento cognitivo em quatro fases que serão comuns a todos os indivíduos em geral, ainda que o início e o final destas etapas possa sofrer alterações devido às características biológicas inerentes a cada pessoa bem como ao meio em que se encontram inseridas. (Brennan, J., 2003, pp. 307)

1. Estádio SócioMotor (0 – 2 anos):
Inteligência prática, baseada nas sensações e nos movimentos (o mundo que existe para o bebé é apenas aquele que ele vê, ouve ou sente e sobre o qual age);
Antes dos 8 meses: é como se o mundo não fosse constituído por objetos, mas sim por uma sucessão de imagens, sem ligação entre si, em que as coisas deixam de existir quando deixam de ser percecionadas;
A partir dos 8...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolvimento cognitivo
  • desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolvimento Cognitivo
  • desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolvimento cognitivo
  • DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!