Crown Hall

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Em 1938, vamos encontrar Mies nos Estados Unidos, dirigindo a Escola de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois (IIT) e levando a efeito o replanejamento do campus desta instituição,tarefa que durou cerca de vinte anos. Entre 1950 e 56, empenha-se no projeto e construção do Crown Hall, a faculdade de Arquitetura do IIT. Charles Jencks ironizaria o destaque conferido a este edifício,ocupando a posição central no campus, e mesmo a sua denominação ‘Pavilhão da Coroa’; afinal de contas, os arquitetos não são assim tão reverenciados fora deste instituto de Chicago.
O Crown Hall é umpavilhão de 36 m X 67 m, apoiado por quatro pórticos transversais, com vigas de aço invertidas e sem apoios internos. Mies estava agora em um novo país, que o havia adotado definitivamente desde1944, e sua arquitetura sofrera mudanças radicais. A espacialidade complexa e fluida, de orientação neoplasticista, evidente no Pavilhão de Barcelona, cede lugar a um novo conceito, o do espaço universal,simples, estático, indiferenciado e monumental. O desenho perde o dinamismo das articulações assimétricas, do pavilhão e das residências alemãs dos anos 1930, e volta-se para uma formulação clássica,rígida e simétrica, porém extremamente adequada à feição industrial desejada. Aí sim, podemos dizer que o lema bauhausiano da ‘Arte para a Indústria’ estabeleceu-se, definitivamente, na mente doarquiteto prussiano ‘fazendo a América’.
Os pilares do Crown Hall, assim como de todo o campus do IIT, da Casa Farnsworth e de outros projetos americanos de Mies, não fazem concessões: sãoperfis standard, cortados e soldados tal como foram produzidos, sem revestimentos ou qualquer artifício que lhes tire suas características naturais. Suas dimensões foram estruturalmente determinadas e sua formadefinida segundo configurações da produção industrial. É neste momento – e não na turbulenta Alemanha pré-nazista, onde foi concebida –, que se mostra a intenção construtivista de não dar lugar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crown Hall Mies
  • Crown Hall estruturas e materiais
  • Crown
  • thomas crown
  • Stuart Hall
  • Sensores Hall
  • Efeito hall
  • Brienfing- halls

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!