Controle microbiano em bioprocessos

Páginas: 8 (1976 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
CONTROLE MICROBIANO EM BIOPROCESSOS

Jaqueline Willmann; Thaíse Rodrigues.

Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC; Instituto Superior Tupy – IST
Engenharia Química – Turma EGQ 371 – Microbiologia Industrial

INTRODUÇÃO

O controle científico do crescimento microbiano começou somente há cerca de 100 anos. Na metade do século XIX iniciaram as primeiras práticas de controlemicrobiano em procedimentos médicos – lavagem das mãos e técnicas cirúrgicas assépticas.
Da mesma forma que no crescimento, a morte microbiana é um evento que ocorre de forma exponencial. Assim, após uma rápida redução do número, a taxa de morte pode tornar-se mais lenta, devido à sobrevivência de células mais resistentes.
Condições que afetam a atividade de um agente antimicrobiano, especialmentese tal agente é de natureza química.
1. Tamanho da população: Quanto maior a população, maior o tempo necessário à sua eliminação.
2. Natureza da população: Se nesta população de microrganismos existirem endosporos, os quais são muito mais resistentes que formas vegetativas, sua eliminação não ocorrerá tão facilmente. No caso de células em diferentes estágios de crescimento - células mais jovenstendem a ser mais suscetíveis que células em fase estacionária. Havendo a presença de membros do gênero Mycobacterium, sua eliminação é mais difícil que de outras bactérias não esporuladas, etc.
3. Concentração do agente: Geralmente, quanto mais concentrado, melhor (exceto álcool). A relação entre a concentração e a eficiência em via de regra não é linear.
4. Tempo de exposição: De acordo comnormas da OMS, o tempo mínimo de exposição deve ser de 30 minutos. Em casos de agentes esterilizantes, a exposição deve ser tal que a chance de haver sobreviventes é de 1 em 106.
5. Temperatura: Dentro de limites, o aumento da temperatura torna o processo mais eficiente. Para agentes químicos, geralmente o aumento de 1°C da temperatura aumenta em 10 vezes a eficiência do processo, o que tambémpermite a diluição do agente.
6. Condições "ambientais": pH do meio - quando é ácido, favorece a eliminação térmica; presença de matéria orgânica - dificulta a ação do produto (necessidade de lavagens dos materiais antes do controle por agentes químicos), seja por proteger o microrganismo ou competir pelo produto em uso. Altas concentrações de açúcar, proteínas ou lipídeos diminuem a penetrabilidadedo calor, enquanto o sal pode aumentar ou diminuir a resistência ao calor. A consistência do material ou solução também interfere.
Os princípios do controle microbiano são:
ESTERILIZAÇÃO – destruição de todas as formas de vida microbiana, incluindo endosporos (formas de vida mais resistentes).
ESTERILIZAÇÃO COMERCIAL – uso do calor para matar os microrganismospatogênicos sem necessariamente degradar os produtos (alimentos).
DESINFECÇÃO – destruição dos patógenos vegetativos (não formadores de endosporos), o que não é igual à esterilidade completa – superfícies e substância inerte.
ANTI-SEPSIA – tem a mesma definição da desinfecção, porém é dirigido ao tecido vivo.
Os principais agentes físicos que promovem o controle microbiano são:Calor, Filtração e Radiações. Eventualmente, outros agentes, tais como as baixas temperaturas, dessecação, podem ser utilizados.
Os controles de microrganismos por agentes químicos durante muito tempo foram mais empregados em processos de desinfecção e antissepsia, entretanto, atualmente estes vêm sendo cada vez mais amplamente utilizados em processos de esterilização. Devem-se tomar cuidadosprévios como a lavagem adequada do material e garantia de pleno contato com o agente.
As características de um agente químico ideal devem ser uma boa atividade antimicrobiana, toxicidade seletiva, solubilidade, estabilidade, inocuidade, não interação com a matéria orgânica, temperatura de ação adequada, alto poder de penetração, sem poder corrosivo ou tintorial, desprovido de ação danosa ao meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • controle microbiano
  • controle microbiano
  • Controle Microbiano
  • Controle microbiano
  • Controle Microbiano
  • Metodos de controle microbiano
  • Crescimento E Controle Microbiano
  • CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!