Engenharia mecanica

Páginas: 11 (2740 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Etapa 1
As principais características físico-químicas do alumínio:
Representando cerca de oito por cento em peso do total. Esse metal faz parte da composição de grande número de rochas e pedras preciosas; entre as primeiras cabe mencionar, graças a seu interesse mineralógico ou metalúrgico, os feldspatos, as micas, a turmalina, a bauxita e a criolita. Entre as pedras preciosas, aquelas queapresentam um maior teor de alumínio são o coríndon, as safiras e os rubis.
O alumínio possui altos índices de condutividade elétrica, e não se altera em contato com o ar ou em presença de água, graças a uma fina capa de óxido que o protege de ataques do meio ambiente. Apresenta, entretanto, elevada reatividade quando em contato com outros elementos: em presença de oxigênio, sofre reação decombustão, liberando grande quantidade de calor, e ao combinar-se com halogênios (cloro, flúor, bromo e iodo) ou com o enxofre, produz imediatamente os respectivos haletos e sulfetos de alumínio.
As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão(p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.
O alumínio, na natureza, é obtido a partir do processamento de um minério chamado bauxita que por sua vez é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre. A disponibilidade de bauxita, o minério bruto do qual é obtido o alumínio, é praticamente inesgotável.
O alumíniopor ser um elemento com alto potencial oxidante, não é encontrado in natura, ou seja, puro na natureza. O alumínio, metal tão amplamente usado nos dias de hoje devido a características como leveza, resistência, aparência, entre outras, é encontrado formando compostos. A principal fonte de alumínio é a bauxita.
O Alumínio tem papel fundamental no progresso sócio-econômico e tecnológico da sociedadeatual, gerando investimentos e melhoria dos padrões de vida da população. Sua utilização engloba diversos setores da economia como bens de uso, embalagens, construção civil, setores aeronáutico e aeroespacial, entre outros. No comércio é encontrado em lingotes, folhas, tubos e fios, que são empregados na fabricação de diversas utilidades, tais como peças de automóveis, aviões, bicicletas, rádios,utensílios de cozinha, máquinas portáteis de furar e cortar, metros articulados, objetos artísticos, etc. Substitui o cobre nas linhas transmissoras de energia elétrica, quando há necessidade de condutores de pouco peso e maior tenacidade, e em muitas peças de aparelhos elétricos. É também componente de importantes ligas metálicas, como o "metal Delta", e de alguns tipos de bronze.Etapa 2
Relatório sobre sustentabilidade da indústria de alumino em 2009
A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) publica o seu terceiro Relatório de Sustentabilidade. O objetivo desta publicação é apresentar o desempenho da Indústria Brasileira do Alumínio, seu investimento e impacto na sociedade para o biênio 2009.
Um Relatório de Sustentabilidade constitui umdocumento de relevância para a comunicação com os públicos estratégicos, sejam eles empregados, clientes, acionistas e investidores, fornecedores, comunidades, opinião pública, organizações não-governamentais e governo. Também colabora para que as experiências de boa governança possam ser revistas e aprimoradas e aponta os caminhos ao apresentar uma inter-relação de desempenho em todas asdimensões: econômica, social e ambiental.
Para a elaboração desta publicação, a ABAL analisou informações relativas a temas e indicadores relevantes, identificados como significativos para a avaliação consistente dos seus associados. Foram considerados resultados econômicos e indicadores de sustentabilidade específicos ao setor do alumínio, definidos na iniciativa global Alumínio para Futuras Gerações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Mecanica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia mecanica
  • Engenharia Mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!