Marketing

Páginas: 22 (5367 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
3.1. Marketing



Segundo Las Casas (2006) marketing pode ser definido como uma área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bemestar da sociedade.
Já na visão de Cobra (1986) define marketing como uma força de sentir o mercado e buscar o desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam necessidades específicas. Assim, o autor compreende que o marketing e suas diversas ações devem estar focadas nas características elementares dos consumidores, em suas particularidades, e não apenas em um contexto global no quala organização perceba todos como sendo iguais e sem necessidades e expectativas individuais.
De acordo com o conceito de Churchill e Peter (2003) marketing significa o processo de planejar e executar a percepção, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar troca que satisfaça metas individuais e organizacionais. Afirmam ainda que o marketingtem que ser a visão que a empresa deve seguir para atingir suas metas através da satisfação das necessidades e desejos de seus clientes.
Portanto as empresas utilizam o composto de marketing ou 4P’s, que é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para alcançar seus objetivos de marketing no mercado-alvo.
Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s demarketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação). Anexo I.
Segundo Churchill e Peter (2000, p.20) “um composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização”.
“P”: Produto: são o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram. Primeiramente, eles podem consistirde atributos tangíveis (físicos) ou intangíveis, como aqueles associados aos serviços, ou uma combinação de tangíveis e intangíveis (Griffin, 2001).
Das quatro variáveis do marketing mix, podemos considerar o produto como sendo a mais crítica no processo decisório. As empresas precisam administrar suas marcas como um dos principais patrimônios da empresa. Além de administrar a marca, énecessário posicioná-lo de forma correta para que as estratégias alcancem seus objetivos.
“P”: Preço: Preço é a segunda variável do Composto de Marketing. Esta variável analisa a política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento. O consumidor ao adquirir um produto e/ou serviço paga o preço e recebe os benefícios dele. O preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e éum dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.
A determinação do preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing.
“P”: Praça: também é conhecido como ponto-de-venda ou canalde distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing. De uma forma mais simples, distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente (Churchill e Peter,2000).
Por outro lado, existem empresas que administram de forma eficaz a distribuição de seus produtos e esse acaba sendo seu maior diferencial competitivo.
“P”: Promoção: Muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral. Há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!