Marketing

Páginas: 10 (2277 palavras) Publicado: 20 de janeiro de 2015
Capítulo 1- Introdução ao marketing



Através dos tempos o marketing tem sido definido de várias maneiras, por vários autores e profissionais da área. Mas, afinal, o que é marketing? Como ele surgiu? Quais são seus conceitos centrais? Essas perguntas serão, posteriormente, respondidas nesse capítulo.



1.1 - Conceito Geral



Primeiramente, vamos a uma breve história da origem domarketing. O marketing vem evoluindo desde os primórdios do homem. No princípio da existência humana na terra, na sociedade primitiva, cada núcleo social (famílias ou pequenos grupos de pessoas) era responsável pelo fornecimento de tudo que era necessário para a sua sobrevivência. Na época as necessidades e desejos dos indivíduos eram poucos e os produtos destinados a satisfazer esses desejos enecessidades eram acessíveis a qualquer indivíduo, sendo sua posse decidida muitas vezes pela força física. Com o crescimento da população alguns recursos tornaram-se escassos, havia dificuldade de comunicação sendo os produtos, apresentados e avaliados através do contato direto entre os produtos e os compradores - processos: os de trocas e permuta.

No século XIX, o pensamento empresarial eradominado por considerações financeiras e de produção. As empresas se preocupavam em vender e distribuir o que já havia sido produzido. Ninguém se preocupava em atender aos desejos e anseios particulares do mercado, pois naquela época o padrão de vida estava estagnado em níveis muito baixos e o marketing chegava a ser considerado como uma atividade isolada. Com a Revolução Industrial e odesenvolvimento dela decorrente, o marketing começa a adquirir grandes dimensões. Inicia-se a produção em massa, os negócios são ampliados, iniciando o surgimento de grandes estabelecimentos comerciais, ocorrendo assim um processo acelerado de urbanização, onde as pessoas se tornaram bem informadas, exigentes e com um poder maior de escolha das marcas e fornecedores.

Em nível mundial, este panoramatornou-se considerável pela abertura das fronteiras à concorrência de produtos vindos do exterior. Como conseqüência, as práticas mercadológicas também se modificaram acompanhando o processo de mudança. No início do século XX verificou-se uma compreensão mais perfeita e profunda do que realmente interessava ao mercado, necessitando conhecer melhor os anseios, interesses e necessidades concretas dosconsumidores para produzir aquilo que realmente eles desejassem. Diante desse fato, as empresas criaram departamentos de propaganda, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e de mercado, ocorrendo uma maior produção e ampliação dos negócios. Durante a 2ª Guerra Mundial nada foi feito em relação ao marketing, entretanto, o período pós-guerra contribuiu para o surgimento das estratégias de guerra,que tiveram ampla aplicação no campo mercadológico. Ocorreu uma queda dos padrões de consumo e perda do poder aquisitivo da população, as propagandas passaram a fazer uso dos apelos psicológicos e as práticas mercadológicas tornaram-se mais fortes. A partir de 1950 até os dias atuais constata-se o uso de forma racional das técnicas de venda pessoal, propaganda, promoção de vendas e pesquisa demercado. O marketing começa a ser utilizado como um poderoso diferencial entre empresas que buscam o sucesso na satisfação dos seus clientes.

A partir desse momento, o marketing vem sendo definido de várias maneiras. Umas um tanto quanto errôneas como a maioria das pessoas que ainda definem o Marketing como propaganda. É claro que a propaganda faz parte sim do marketing, mas não chega nem perto deser o elemento principal dele. Segundo a AMA (American Marketing Association, 2005) o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo a beneficiar a organização e seu público interessado.

Adentrando-nos ao marketing encontramos 4 conceitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!