BIOMOL CULAS

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2015
BIOMOLÉCULAS
Biomoléculas são grupos de moléculas orgânicas presentes nos organismos vivos, essas moléculas são de polímeros, normalmente são moléculas muito grande e é caracterizado que essas moléculas são formadas pela junção de unidades menores ou monômeros.
Existem polímeros naturais - Glicídios, lipídeos (óleos e gorduras) proteínas (mais abundantes) e ácidos nucléicos.
Sintéticos –Ultrapassam a quantidade de naturais. Teflon, plásticos fibras têxteis (poliéster) isopor (elemento da categoria plástico), borrachas (apesar de que a borracha mesmo é natural e extraída da seringueira)
Bioquímica estuda os processos químicos envolvidos com os seres vivos nas células
Glicídios – Abrange desde os açucares comum, até compostos extremamente complexos como a celulose e os amidos, os vegetaissão os maiores produtores de glicídios do planeta terra, e estes dois complexos celuloses e amido são produzidos por eles.
O processo de fotossíntese esta relacionado direta e indiretamente com a produção da celulose quanto o amido, pois é através da energia do sol que as plantas produzem açúcares e oxigênio e esses açúcares serão usados no crescimento da produção dos elementos da planta, e ooxigênio que estas plantas liberam, os demais seres vivos respiram, e num processo chamado respiração celular, esse oxigênio é utilizado para quebrar os açucares, e no processo dessa quebra será produzido o gás carbônico e a água, e esse gás carbônico é utilizado pelas plantas no processo da fotossíntese chamamos de ciclo dos açúcares.
Os glicídios também chamados de blucidios ou blucedes sãofunções orgânicas compostas, todos os açúcares são poliálcoois. Além disso, podem ser poliálcoois aldeído ou cetonas. Todos os açúcares mais simples vão se enquadrar em uma dessas.
Os açúcares comuns pequenos são os que chamamos de monômeros e quando se juntam formam os açúcares mais complexos.
Os glicídios podem ser classificados como:
Monossacarídeos – Mais comuns – aldoses e cetoses (poliálcool aldosee Cetose)
OSE INDICA QUE ESTA MOLÉCULA É UM CARBOIDRATO.
Os glicídios mais simples, os monossacarídeos não se hidrolisam (* Não se quebram a partir da água), apenas os polímeros podem ser hidrolisados.
Um monômero se liga a outro, que se liga a outro, e assim sucessivamente, quando essas ligações são quebradas ocorre a hidrolise.
São classificados de acordo com a quantidade de átomos de carbonoque tiverem
1 Carbono – ou 1 ose, 3 carbonos = triose, 4 carbonos = tetrose até heptose.
Existem dois ácidos com 5 carbonos ou pentose que são essenciais para a vida de qualquer organismo,
Toda aldose é um monossacarídeo que apresenta agrupamento aldeído Ex.: glicose, e toda Cetose é um agrupamento cetona Ex. Frutose. Tanto glicose como frutose são hexoses – 6 carbonos.
OS OSIDIOS Sãocarboidratos mais complexos e podem ser classificados em 2 tipos – olosídios e heterosidios.
Olosídios são aqueles carboidratos mais complexos que quando são quebrados ou hidrolisados, vão produzir apenas monossacarídeos.
Heterosídios são açúcares que quando hidrolisados além dos monossacarídeos produzem outros componentes orgânicos e inorgânicos ligados com amidas, aminas lipídeos.
OLIGO SIGNIFICA ACÚCARESCOMPLEXOS COM MONÔMEROS MAIS NÃO MUITO, GERALMENTE COM UNS 10 MONOSSACARÍDEOS.
Polissacarídeos – vários monossacarídeos Ex. Amido, celulose, glicogênio extremamente complexo.
GLICOSE é uma ose monossacarídeo de 6 carbonos e ele são um dos mais importantes, pois está presente em de polissacarídeos fundamentais.
1 – Glicose 2 – Frutose 3 – Sacarose = dissacarídeos formados pela união de umamolécula de glicose outra de frutose – açúcar comum usado para adoçar.
4º tipo de glicídios é a lactose – dissacarídeo encontrado no leite é formado por glicose e galactose, completamente controverso – os animais mamíferos são capazes de hidrolisar a lactose (enquanto recém nascidos) mais enquanto vai crescendo vai aumentando a dificuldade de processar esta lactose, pois só deveria ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomol culas
  • Biomol Culas
  • Metabolismo De Biomol Culas Bioquimica
  • Biomol Culas Revis O 2015
  • exerc cios Biomol culas e mol culas organicas
  • Atividade Curricular 1 Biomol Culas
  • BG 10 8 Biomol culas 1 parte 1
  • BioMol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!