Atividade Curricular 1 Biomol Culas

755 palavras 4 páginas
BIOMOLÉCULAS (CHO, PTN, LIP)

1. O gráfico mostra a curva de saturação por oxigênio da mioglobina e as curvas de saturação da hemoglobina em diferentes valores de PH. Com base no gráfico abaixo responda as questões abaixo.

a) Uma solução de hemoglobina, mantida sob pO2 de 30 torr, apresentava pH=7,4. Em experimentos separados, foi adicionado HCl ou NaOH à solução, até que os valores de pH fossem, respectivamente 7,2 e 7,6. Em qual dos experimentos houve liberação de O2 pela hemoglobina?Justifique.

b) Uma solução de hemoglobina a pH 7,4 foi submetida a pO2 de 100 torr. Que fenômeno deve ocorrer com a hemoglobina se a pO2 baixar para 40 torr? Justifique.

2. Descrever o processo de manutenção do pH do sangue por meio da interação dos sistemas HHB/HbO2 e CO2/HCO3- nos tecidos e pulmões.

3. Quais são os carboidratos da dieta humana? Como são classificados?

4. Descrever as vantagens, para os seres vivos, do armazenamento de triacilgliceróis.

5. Correlacionar a consistência das gorduras animais e dos óleos vegetais com a estrutura e as propriedades físicas dos ácidos graxos que contêm.

6. Definir ácidos graxos trans e indicar sua origem. Quais os prejuízos do consumo de gordura trans?

7. Na preparação de molhos que envolvem a mistura de água e manteiga derretida ou óleo, comumente são adicionados gema de ovo para prevenir a separação destes dois ingredientes. Como as gema de ovo previne a separação?Justifique sua resposta?

8. Como é possível para o gado digerir a grama e utilizá-la como fonte de energia, enquanto isso não é possível para os humanos?

9. Por que algumas pessoas não podem beber refrigerantes do tipo “diet” que contém o adoçante aspartame?

10. Sabendo-se que o leite tem um conteúdo de carboidrato relativamente alto na forma de lactose, um dos seus principais produtos – o queijo – tem relativamente

Relacionados