Biofísica Renal

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Biofísica da Função Renal

Antes de sabermos como a biofísica atua na função renal, é necessário conhecermos os rins e sabermos como eles funcionam, a fim de entendermos os processos biofísicos,neles presente.
Os rins são dois órgãos, que fazem parte do sistema excretor do corpo, e localizam-se atrás das duas últimas costelas, sendo cada rim de um lado da coluna vertebral.
As funções dosrins, podem ser resumidas em três principais:

a) Eliminar toxinas e restos que o corpo não absorveu
b) Controlar o volume hídrico do corpo
c) Controlar o pH
Para desempenhar tal função o rimutiliza-se da Excreção e da reabsorção. Para a excreção, o rim usa os processos de Filtração Glomerular e a Secreção Tubular. Já para a reabsorção, o rim realiza o processo chamado Reabsorção tubular. Aofinal do processo de reabsorção tubular, têm-se a urina formada.
A imagem a cima, representa, de forma simplificada, um Néfron. Sabe-se que, cada rim possui aproximadamente um milhão de néfrons, queonde a urina é produzida através de todos os processos básicos. Cada néfron é capaz de produzir a urina de forma individual, sem depender de outro. Os processos básicos de formação da urina, queacontecem dentro de cada néfron são: Filtração glomerular, reabsorção tubular, secreção tubular e a excreção.

O processo inicia-se quando o sangue entra pela arteríola aferente, seguindo até osglomérulos. Nos glomérulos, o sangue é filtrado e parte das proteínas enriquece o sangue. O sangue filtrado é dirigido para a arteríola eferente e volta a circular normalmente. Ocorreu, assim, a Filtraçãoglomerular, que não é um processo seletivo, pois passam todas as moléculas e substâncias pequenas e ficam retidas as macromoléculas. Tal processo, só é possível, pois a membrana filtrante, presente nosglomérulos é totalmente permeável à moléculas de massa até 500 daltons.
Depois de filtrado, o sangue segue para a cápsula de Bowman que retém o líquido e logo em seguida é direcionado para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofísica Renal
  • Biofisica Renal
  • Biofísica Renal
  • Biofísica da Função Renal
  • biofisica função renal
  • biofisica da funçao renal
  • Biofisica da função renal
  • Biofísica da função renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!