brincaderinhas

Páginas: 2 (465 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Brincadeira Bandeirinhas:

Origem

Tudo o que se sabe é que são passados de pai para filho, de geração para geração.
Através da oralidade, são universais e fazem parte do que se chamada decultura popular.
Muitos desses jogos e brincadeiras preservaram a sua estrutura inicial, outros se modificaram recebendo novos conteúdos.
Barra-bandeira em Pernambuco, rouba-bandeira em São Paulo,salva-bandeira em Florianópolis, bandeirinha em Belém e vitória em Diamantina.
 
Esta é uma brincadeira que trabalha a noção de estratégia e trabalho em equipe: divididas em times, as crianças têm deatravessar o território inimigo e pegar a bandeira do adversário sem deixar que a sua seja roubada. Se um jogador for "pego", seus colegas se organizam para resgatá-lo sem deixar o objetivo principal delado.
As brincadeiras costumam variar conforme a região, mas mantêm sua essência, sua forma e sua poesia. O aspecto que mais se altera é a letra das canções e o próprio nome dos jogos etrava-línguas. No barra-bandeira, dois times ficam em campos separados por uma linha divisória, cada um guardando sua respectiva bandeira, colocada ao fundo. A brincadeira consiste em que um jogador de cada timeatravesse o campo do adversário e consiga roubar-lhe a bandeira sem ser pego.No corre-corre para perseguir e pegar, as crianças desenvolvem a agilidade e a rapidez. E mais: se tornam ótimas emestrategistas.

IDADE A partir de 7 anos.

LOCAL Pátio ou quadra de voleibol.

MATERIAIS Duas bandeiras de cores diferentes, que podem ser garrafas PET, por exemplo.

PARTICIPANTES No mínimoquatro.

COMO BRINCAR: As crianças são divididas em dois times. Cada um fica com um lado da quadra. Na linha de fundo de cada espaço é fincada a bandeira do time (pode ser uma garrafa PET, lata). Oobjetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua, atravessando o campo adversário correndo. Quando um ou mais jogador tenta atravessar o campo inimigo, precisa cuidar para não ser pego por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!