atmosfera de loja

Páginas: 7 (1711 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Como os aromas nos influenciam?
 

Os nervos olfativos terminam numa região do cérebro que não usa o mesmo tipo de lógica dos nossos centros do intelecto. Embora os odores formem um tipo de sistema de comunicação, não podem constituir uma linguagem, pois funcionam por associações e imagens e não são analíticos. Esta área é chamada de sistema límbico.
O sistema límbico envolve uma área donosso cérebro relacionada com a nossa memória e os instintos mais primários de sobrevivência que herdamos do reino animal como: fome, sede, sexo, defesa.
Os cheiros agem justamente nesta área, estimulando reações comportamentais positivas ou negativas, podendo com isso auxiliar a trabalhar traumas, distúrbios de personalidade e alterações comportamentais.

Dr. Joseph Ledoux estudou os efeitos dosóleos essenciais sobre a amídala e a liberação de traumas emocionais.
Foi descoberto em 1992 que os sesquiterpenos dos óleos essenciais possuem a capacidade de romper a barreira sanguínea do cérebro afetando a amídala, que é a área do cérebro que grava e relembra traumas emocionais. O Dr. Joseph Ledoux da Universidade médica de Nova York percebeu que o efeito de óleos essenciais inalados sobre aamídala pode auxiliar na liberação de traumas emocionais guardados.
Cada doença possui uma relação específica com características psicossomáticas e neste ponto é onde a psicoaromaterapia possui sua mais potente ação, podendo ajudar no clareamento mental das condições psíquicas que tem gerado as doenças. 
Cada pessoa reage aos aromas de uma maneira diferente. A qualificação que damos ao cheirodepende de questões sociais, gostos pessoais, experiências relacionadas com os cheiros, o tipo de alimentação que temos e hábitos de vida. Mas existem reações específicas a cada cheiro memorizados e guardados como uma carga genética e que trazemos como herança de nosso processo evolutivo da natureza.
Ao longo de milhares de anos os seres vivos foram evoluindo. Durante este processo evolutivo elesforam retendo memória de experiências vividas não só espiritualmente, mas também em sua carga genética. A maior parte desta informação genética está vinculada no cérebro diretamente ao sistema límbico.

Richard Axel e Linda B. Buck descobriram que 3% do nosso código genético é relacionado ao olfato.
De fato, em 2004, Richard Axel e Linda B. Buck foram laureados com o Prêmio Nobel de Medicina porterem descoberto uma família de genes (cerca de 1.000 genes ou 3% do genoma) intrinsecamente relacionados à capacidade olfativa. A memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano tem.
            Portanto cada cheiro, cada som, cada cor e cada toque e expressão facial tem um significado que nós seres humanos não precisamos aprender decifrar, já nascemos sabendo devido a estacarga de informação. Ninguém precisa ensinar a uma criança o que significa sorrir, ou que temos que fazê-lo para expressar alegria. Assim, o som de pássaros tranqüilos nos acalma, barulho alto assusta (vemos isso na reação dos cães com fogos de artifício), cheiros de ervas e florestas acalmam, cheiros quentes e picantes estimulam, e assim vai....
Existem outras relações de memória de cheiro nonosso inconsciente que fogem da nossa carga genética: São os vínculos de cheiro e experiências ao longo da nossa vida. Por exemplo, o cheiro do perfume de uma pessoa que nos marcou muito. Quando sentimos este cheiro, seja na rua ou em um restaurante, vamos sempre lembrar daquela pessoa.
            A palavra “essência” foi escolhida pelos antigos alquimistas para designar aquilo que elesacreditavam ser a “alma” ou “essência espiritual” da planta. Eles acreditavam que o óleo essencial destilado fosse uma parte etérea-física desta alma e que concentrasse fortemente a memória e energia daquele ser vegetal. Seria como se fosse possível ter um elemento intermediário entre o plano sutil e o denso, e este elemento seria o cheiro, neste caso das plantas o seu óleo essencial.
            Eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atmosfera de loja
  • Relevancia da Atmosfera da Loja no Varejo de Moda
  • Atmosfera
  • atmosfera
  • ATMOSFERA
  • Atmosfera
  • Atmosfera
  • A atmosfera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!