roteiro de estudo geologia

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Atividade Complementar Av2

1. O que são sedimentos?
Chama-se sedimento ao detrito rochoso resultante da erosão, da precipitação química a partir de oceanos, vales ou rios ou biológica (gerado por organismos vivos ou mortos), depositado na superfície da Terra em camadas de partículas soltas quando diminui a energia do fluido que o transporta, água, gelo ou vento
2. Qual a diferença entreintemperismo e erosão?
Intemperismo correponde ao processo de alteração, ou seja, de transformação das estruturas físicas (através da desagregação), ou químicas (através da decomposição) das rochas da superfície terrestre. Já a erosão corresponde ao transporte dos fragmentos de rochas desgastadas, ou seja, o deslocamento de materiais intemperizados.
3. Erosão, transporte, deposição,soterramento e diagênese, conceitue.
Erosão é o desgaste do solo e das rochas
Transporte, ( fenômeno de carregar o material erodido para outro lugar ),em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada.
Deposição é o processo sedimentar que consiste na acumulação de matéria mineral ou orgânica, transportada pelaágua, vento ou gelo
Metamorfismo por soterramento: está geralmente associado com bacias sedimentares formadas na margem de distensão das placas. ...
Diagênese ,refere-se a qualquer mudança e alteração por um sedimento após sua deposição inicial, durante e após a sua litificação, excluindo alteração superficial (desgaste) e metamorfismo.
4. Que matérias são geradas com o intemperismo?
São geradasmatéria-prima para os solos e a para as rochas sediemntares.
5. Que fatores influenciam no intemperismo?
Clima, chuva e relevo.
6. Monte uma tabela com os processos do intemperismo, químico, físico e biológico e exemplo de cada um destes processos.


7. Como se formam os solos?
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre alitosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
8. Qual a composição básica do solo?
O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição.
9. Quais minerais formadores de rocha encontrados em rochas ígneasalteram-se para argilo minerais?
A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
10. Como a chuva abundante afeta o intemperismo?
Com a abundancia da água da chuva, leva a ocorrência do intemperismo químico, transformando osfeldspatos e micas em argila, se expandindo com a água da chuva e se retraindo após a seca, levando a fragmentação da rocha
11. Qual das duas rochas altera-se mais rápido, o granito ou o calcário?
Calcário.
12. Como o intemperismo físico influencia o intemperismo químico?
O intemperismo físico ocorre em diversas formas, e ambas podem interferir no intemperismo químico, como por exemplo, asraízes das árvores que trabalham como agentes intempéricos, abrindo passagem para a água da chuva, que por sua vez é o principal agente do intemperismo químico.
13. Como o clima influencia o intemperismo químico?
Ele influencia mais nos trópicos que em regiões áridas e árticas, por conta das chuvas, das altas temperaturas e do baixo índice de evaporação. Além disso , a vegetação e a vida animalsão mais abundantes nos trópicos e consequentemente os efeitos do intemperismo se estendem para profundidades de varias dezenas de metros.
14. Qual a diferença entre Datação Relativa e Datação Absoluta?
Os métodos relativos fixam os acontecimentos numa escala de "antes e depois", de tal maneira que os possamos ordenar. Contudo, não permitem estabelecer a idade nem a duração desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • roteiro geologia
  • Estudo da geologia
  • Estudo de Geologia
  • ROTEIRO DE ESTUDO
  • roteiro estudo
  • Roteiro de estudo
  • Roteiro de estudo
  • Roteiro de Estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!