OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. RAP, Rio de Janeiro 40 (1):273-88, Mar./Abr. 2006. (Resumo)

343 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS
MESTRADO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO

Disciplina: Orçamento Finanças e Contabilidade Pública Municipais Aluna: Aerlen Clíssia Freitas da Silva

OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. RAP, Rio de Janeiro 40 (1):273-88, Mar./Abr. 2006.

O texto de Oliveira (2006) propõe-se a analisar os principais problemas relacionados ao planejamento nos países em desenvolvimento. De início, o autor já adianta que esses problemas estão relacionados ao tecnicismo e à burocracia de formulação, previsão e controle dessas ações, enfatizando que o planejamento deve ser visto como um processo, uma construção, e não apenas como um produto técnico dissociado da ação. No decorrer do texto são mostradas as diferentes maneiras que o planejamento era tratado por diferentes escolas evidenciando seus problemas.
No início, o planejamento era visto tão somente como uma atividade de fazer planos, envolvendo reuniões, mapas detalhados entre outras ações, assim, se o projeto estava bem elaborado e com o orçamento aprovado, o planejamento havia cumprido a sua função. Nesse tipo de planejamento, não se pensava na execução ou no corpo técnico.
Um a visão um pouco mais moderna de planejamento, incluía mecanismos de monitoramento, auditorias e reuniões técnicas de acompanhamento, porém, ainda assim, muitas vezes o resultado era insatisfatório, pois as condições iniciais mudavam com o tempo.
Nesse sentido, a discussão atual acerca do planejamento gira em torno do processo de direcionamento e fluxo de decisões. Há o grupo que defende o processo top down, isto é, as decisões são tomadas por autoridades que têm um certo controle sobre o processo. Por outro lado, há o grupo que defende o processo bottom up, ou seja, de baixo para cima, em que leva-se em consideração no fluxo de processo, aquele que são diretamente afetados pela política.

Relacionados

  • Governança de ti
    34773 palavras | 140 páginas