ARTIGO Anatomia

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015


Análise anatômica do bambu Moso (Phyllostachys pubescens) em diferentes idades e posições

1 Rodrigo Strezelecki Berndsen
Tecn. Mecânico, Mestrando em Eng. Mecânica e de Materiais, UTFPR, rodrigoberndsen@yahoo.com.br
2 Breno Silva Faria
Graduando de Eng.Florestal, UFPR, brenosilvafaria@yahoo.com.br
3 Graciela Muniz
Eng. Florestal, Doutor em Eng. Florestal, UFPR, gbmunize@ufpr.br


RESUMO
Oobjetivo deste trabalho foi de analisar as propriedades anatômicas do bambu Moso (Phyllostachys pubescens). Esta analise foi realizada em 3 diferentes idades (1, 3 e 5 anos) e entre a base meio e topo.

ABSTRACT










INTRODUÇÃO
O bambu Phyllostachys Heterocycla Pubescens vulgarmente conhecido em todo o mundo como Moso, é a espécie de bambu mais importante da China, aonde cobre uma área de 3milhões de hectares (7.413 milhões de acres) cerca de 2% do total da área floresta da China. É a principal espécie para a produção de bambu laminado colado e broto de bambu e tem um importante papel para o meio ambiente Pode crescer mais de 119 cm em 24 horas e 24 metros de altura em 40 a 50 dias. (FU, 2003).
O bambu Moso cresce naturalmente em áreas subtropicais. A principal temperatura anualvaria de 15 a 21° graus e de 1 a 12° nos meses mais frios, mas pode agüentar até -20° C. A precipitação pluviométrica anual varia de 800 a 1800 mm. O pH recomendado é de 4.5 a 7.0.
O bambu Moso foi introduzido no Japão em 1736, Europa 1880 e nos EUA 1890. Hoje mais de 50.000 hectares crescem no Japão. O bambu Moso pode ser plantado por meio de transplante de mudas de um bambuzal já existente ouplantado por meio de sementes. Um bambuzal pode ser formado após 5 anos do transplante de mudas mas leva cerca de 10 anos para formar colmos de 10 a 12 cm de diâmetro se plantado por meio de sementes.
Segundo FU (2003) um hectare de floresta de bambu Moso pode produzir de 6 a 10 toneladas de novos colmos por ano. O recorde anual foi de 37 toneladas de novos colmos em um ano. Uma densidade ótima parauma floresta de bambu Moso é de 4.000 colmos por hectare para produção de madeira e de 2.500 colmos para produção de brotos de bambu. Na China, colmos com menos de um ano tem sido usado para fabricar papel.
No Brasil esta espécie ocorre em áreas localizadas, principalmente provenientes de propriedades de imigrantes japoneses, onde trouxeram esta espécie a cerca de 60 anos, para o consumo de brotos.Pelo fato de ser um bambu do tipo monopodial (alastrante) hoje encontra-se pequenas florestas espalhadas no sul e sudeste do Brasil.
Segundo FU (2003), o diâmetro dos colmos do bambu Moso é em média de 6 a 18 cm. A idade dos colmos é muito importante para o manejo do bambu. WANG (1996) recomenda a utilização de colmos de Moso com 4 anos para polpa de celulose e fabricação de papel, colmos com 6a 8 anos para produção de madeira, porem segundo AMPUGROUP (2007) o bambu Moso utilizado para a fabricação de piso é de 4 anos.
FU (2000) apresentou uma tabela para a estimativa de idade do bambu Moso conforme algumas características visuais.

Tabela 0.1 – Estimativa de idade do bambu Moso conforme suas características visuais (FU, 2000)

Características
Idade (anos)

1 -2
3 - 4
5 - 6
7 - 8
9– 10
Cor
Verde escuro
Verde
Verde amarelado
Amarelo esverdeado
Marrom
Anel dos nos
Branco
Branco acinzentado
Cinza claro
 
 


HUI (1997) apud FU (2000) apresentou a curva de crescimento do bambu Moso de acordo com seu crescimento em peso e altura relacionando com a resistência a compressão.

Figura 0.1: Curva de crescimento do bambu Moso (HUI, 1997)

ESTRUTURA ANATÔMICA
Os colmos sãoconstituídos por nós e internos (fig. 2.5 - A). Devido a essa composição estrutural, os colmos de bambu possuem elevada resistência mecânica, leveza e flexibilidade. Essa composição varia principalmente com a espécie e diâmetro dos colmos. Os principais constituintes anatômicos dos colmos de bambu são os feixes vascular ( figura X.x C - Y) que são circundados por células parenquimatosas ( figura x.x C -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia de um artigo
  • Anatomia de um artigo
  • Artigo sobre anatomia
  • Artigo Anatomia floral
  • Resenha crítica do artigo "Anatomia de um cometa"
  • Artigo Cientifico Anatomia
  • RESUMO DO ARTIGO HERBIVORIA E ANATOMIA FOLIAR EM PLANTAS TROPICAIS BRASILEIRAS
  • Resenha do artigo “Inter-relações entre Anatomia Vegetal e Produção Vegetal”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!